Para pesquisa, Kigali é mais segura que SP

São Paulo é a 178.ª cidade menos segura entre 221 metrópoles no mundo, em ranking elaborado pela consultoria Mercer para orientar multinacionais sobre o destino de seus executivos.

GENEBRA, O Estado de S.Paulo

30 Novembro 2011 | 03h04

Cidades como Rio de Janeiro, Johannesburgo (África do Sul), Tel Aviv (Israel), Cairo (Egito), Luanda (Angola), Kigali (Ruanda) e Cidade do México estão em melhor posição que São Paulo.

O ranking aponta Bagdá, capital do Iraque, como a metrópole menos segura do planeta. Caracas, na Venezuela, também é tida como uma das mais violentas, ao lado de Abuja, na Nigéria.

Do outro lado do ranking está Luxemburgo, tida como a mais segura. Em seguida, vêm Berna (Suíça), Helsinque (Finlândia) e Zurique (Suíça). Brasília é a cidade brasileira mais bem posicionada - ocupa a 101.ª posição em qualidade de vida, índice que avalia infraestrutura, saúde, educação, acesso internacional, entre outros pontos.

Segundo a pesquisa, São Paulo é líder em acesso a bens de consumo e tem bom índice de oferta de locais públicos - como restaurantes e teatros. "Mas a questão criminal pesa contra de forma importante", diz o pesquisador Slagin Parakatil. / JAMIL CHADE

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.