Papa rezará missa em português em Aparecida

Objetivo de Francisco é se aproximar dos fiéis brasileiros. Pontífice visitará a cidade em meio à Jornada Mundial da Juventude, em julho

João Carlos de Faria, especial para o Estado / Taubaté, O Estado de S.Paulo

16 de maio de 2013 | 02h06

O papa Francisco celebrará em português a missa que fará na Basílica Nacional de Aparecida, a 160 quilômetros de São Paulo, no dia 24 de julho. O pontífice estará no Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será celebrada no Rio de 23 a 28 de julho.

Segundo a assessoria de imprensa da Arquidiocese de Aparecida, o desejo de celebrar a missa em português partiu do próprio papa, que quer se aproximar dos fiéis brasileiros.

O pedido foi transmitido pela comitiva que prepara a visita do papa ao cardeal d. Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, e ao bispo auxiliar d. Darci Nicioli.

O conteúdo da missa, incluindo o Evangelho e o tema da homilia, serão definidos apenas no próximo mês, com a vinda da Comissão de Liturgia do Vaticano ao Brasil. A decisão será tomada em conjunto com a Arquidiocese de Aparecida.

Francisco sairá do Rio às 8 horas do dia 24 de julho, uma quarta-feira. De helicóptero, viajará até Aparecida, onde deve chegar às 9h15. A missa no Santuário Nacional de Aparecida está marcada para as 10 horas. Antes, Francisco contemplará a imagem de Nossa Senhora, dentro do santuário, em uma capela reservada. Ele deverá ficar meia hora e será acompanhado por, no máximo, seis pessoas.

O local da celebração também está indefinido. A missa poderá ocorrer dentro da Basílica, onde o público seria limitado a 30 mil pessoas, ou na tribuna Bento XVI, cujo pátio pode abrigar até 300 mil fiéis. A definição ficará a cargo da Comissão de Liturgia do Vaticano.

Após a missa, Francisco seguirá de papamóvel até o Seminário Bom Jesus, mesmo local onde ficou hospedado o papa Bento XV em sua última visita a Aparecida. Depois de almoçar com autoridades religiosas e civis, Francisco descansará um pouco e voltará para o Rio.

2017. Ainda falta pouco mais de dois meses para a visita do papa, mas já há a informação de que Francisco poderá voltar a Aparecida em 2017, quando serão comemorados os 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.