Gabriel Pinheiro/AE
Gabriel Pinheiro/AE

Pane provoca lentidão no Metrô e lota estações em SP

Falha no sistema de tração foi registrada às 7h27 e fez com que a circulação de trens na Linha 3-Vermelha fosse feita com velocidade reduzida na manhã desta terça-feira

Tiago Dantas - Estado de S. Paulo - Atualizado às 11h27,

30 Abril 2013 | 08h33

SÃO PAULO - Os trens da Linha 3-Vermelha do Metrô circularam com velocidade reduzida na manhã desta terça-feira, 30. Uma pane no sistema de tração de uma composição que trafegava sentido Palmeiras-Barra Funda às 7h27 fez com que passageiros descessem dos vagões e caminhassem até a estação Tatuapé.

Como consequência da circulação prejudicada em pleno horário de pico da manhã, plataformas de algumas estações do Metrô, principalmente da Linha 3-Vermelha, ficaram lotadas. Os reflexos também afetaram a Linha 1-Azul, que operou com velocidade reduzida até por volta das 8h50.

O trem com defeito ficou parado por cerca de meia-hora. Segundo o Metrô, a iniciativa de abandonar o trem foi tomada pelos próprios passageiros. Eles caminharam por uma passarela de emergência, sob a orientação de funcionários da empresa, ainda de acordo com o Metrô. Técnicos trabalham para normalizar a circulação. 

Passageiros que esperavam pelas composições nas plataformas disseram que o Metrô não deu previsão para a normalização do serviço. A companhia recomendou aos que se dirigiam no sentido da Estação Barra Funda para utilizar os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), onde os usuários também encontraram estações lotadas. Usuários relataram dificuldade para passar pela área de transferência.

A circulação foi normalizada às 8h28, segundo o Metrô. No entanto, os reflexos da pane foram sentidos pelos usuários durante a manhã. Às 10h20, internautas ainda enviavam ao 'Estado' fotos de plataformas lotadas em diversas estações. "Na Estação Marechal Deodoro está impossível entrar. Tem gente parada na fila (que começa na entrada da estação) e muita gente voltando", disse o passageiro Eduardo Bertolini, por volta das 9h20.

 A CPTM informou que a circulação em suas linhas não foi afetada.

Mais conteúdo sobre:
metrô pane linha 3 trilhos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.