Paladar Cozinha do Brasil tem de Atala a Verissimo

Ainda dá tempo de participar do Paladar - Cozinha do Brasil. A programação de hoje começa com um café da manhã sertanejo preparado por Rodrigo Oliveira, do Mocotó. O paraense Thiago Castanho, do Remanso do Peixe, em Belém, vai mostrar o múltiplo uso do pirarucu na cozinha.

, O Estado de S.Paulo

31 Julho 2011 | 00h00

O dinamarquês Simon Lau, do Aquavite, em Brasília, vai preparar tucupi e apresentar ingredientes do Cerrado. Juarez Campos prepara uma autêntica moqueca capixaba. Carla Tellini comandará uma aula sobre a cozinha gaúcha e a gaúcha Helena Rizzo, do restaurante paulistano Maní, fará receitas com tubérculos. Alex Atala também estará presente no evento, para falar sobre a gastronomia brasileira.

Uma das maiores especialistas mundiais em chocolate, a francesa Chloé-Doutre Roussel traçará um panorama do chocolate brasileiro. A programação de hoje inclui ainda palestras dos escritores Luis Fernando Verissimo e Fernando Gabeira.

Quem gosta de bebidas também terá muitas atrações durante todo o dia. Haverá degustação de cervejas elaboradas por mulheres, uma prova de vinhos tintos feitos com a uva Cabernet Sauvignon e degustação de queijos e cachaças.

Ontem de manhã, o workshop das chefs Mara Salles, Ana Soares e da nutricionista Neide Rigo foi muito concorrido. Numa reflexão sobre a cozinha tradicional, o trio mostrou diversas maneiras de embrulhar a comida, usando palha de milho, folha de agave, caeté e folha de bananeira. "Brasileiro tem vergonha da sua cultura. Então, prefere usar folha de alumínio como invólucro", disse Neide Rigo. O público pôde provar pamonhas e outras receitas preparadas na hora.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.