JF Dorio/AE
JF Dorio/AE

Painéis da CET continuam sem informações de trânsito

Dispositivos eletrônicos voltaram a funcionar, mas não alertam sobre congestionamentos nem rotas alternativas

FELIPE TAU / JORNAL DA TARDE, O Estado de S.Paulo

26 de setembro de 2011 | 03h06

Os painéis eletrônicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estão novamente em funcionamento, depois de ficarem apagados desde maio. Mas ainda não cumprem plenamente a função prevista em 2006, quando começaram a ser instalados: informar os motoristas sobre congestionamentos e mostrar rotas alternativas.

Na quarta-feira, os dispositivos verificados pela reportagem veiculavam apenas informações institucionais sobre educação no trânsito. Checados entre 11h45 e 17h, 20 dos 23 dispositivos instalados na capital apresentavam as mensagens "use o cinto também no banco de trás" e "mantenha distância segura para o carro à frente". Os outros três estavam apagados. Segundo a CET, os letreiros apagados estão em fase de instalação.

Nenhuma mensagem sobre congestionamentos foi exibida, embora a cidade tenha registrado índices de 19 km ao meio-dia e 60 km às 17h. A reportagem percorreu a Marginal do Tietê, Marginal do Pinheiros e Avenida dos Bandeirantes nos dois sentidos.

No cruzamento das Avenidas dos Tajurás e Acácias, em Cidade Jardim, zona sul, a situação era a mesma. No painel instalado para informar os motoristas que trafegam no sentido Marginal do Pinheiros, nenhuma orientação sobre trânsito nem acidentes.

"As informações educativas são válidas, mas isso todo mundo sabe", observou o taxista Luiz Carlos Moura. "Às vezes, tem 50 mensagens seguidas iguais, podiam dosar um pouco", sugeriu o motorista Roberto Félix.

O consultor em Engenharia de Tráfego Flamínio Fichimann afirma que os painéis estão subutilizados. "É necessário um sistema que diga qual o tempo que se deve demorar nas principais vias, trechos de lentidão, acidentes e rotas alternativas."

O engenheiro Jaime Waisman, professor do Departamento de Transportes da Politécnica da USP, diz que o uso dos painéis está desvirtuado. "Mensagens educativas são importantes, mas não é a função do painel."

Em nota, a CET informou que os 23 painéis são conectados via chip de celular à central de operações, 24 horas. As mensagens institucionais seriam exibidas "quando não há registro de lentidão nem acidentes"./ COLABOROU FÁBIO SERAPIÃO

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.