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Pacote de R$ 1,8 bi prevê mais 8 km de Marginal do Pinheiros na zona sul

Plano viário inclui duas novas pontes, além de três faixas de tráfego e uma ciclovia entre as Pontes Transamérica e Vitorino Goulart

Foto do author Adriana Ferraz
Por Adriana Ferraz e Bruno Ribeiro
Atualização:

A margem direita da Marginal do Pinheiros, sentido zona sul, vai ganhar 8 quilômetros de pista na região de Interlagos. O prolongamento faz parte do novo plano viário apresentado pela Prefeitura para desafogar o trânsito local. Com investimento previsto em R$ 1,8 bilhão, o projeto lista ainda outras nove intervenções em vias próximas, como as Avenidas Guarapiranga, Cachoeirinha e M'Boi Mirim, em um prazo de quatro anos.A extensão começa na Avenida Guido Caloi, na altura da Ponte Transamérica. Para esse ponto, estão programadas três novas faixas de tráfego, além de uma ciclovia com 3 metros de largura até a Ponte Vitorino Goulart da Silva, já nas proximidades do Autódromo de Interlagos. O conjunto ainda prevê uma nova ponte sobre o rio e outra sobre um dos canais da Represa do Guarapiranga.As intervenções na Marginal representam quase um terço do total do orçamento. O gasto estimado é de R$ 470 milhões. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Elton Santa Fé Zacarias, o investimento se justifica porque a obra dará mais mobilidade à zona sul. "O motorista que segue pela Marginal na direção de Interlagos enfrenta hoje um estrangulamento na Ponte Transamérica, que será sanado com as mudanças propostas", afirmou.A pista complementar será construída, segundo Zacarias, em lotes estaduais que pertencem à Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae). "São áreas livres de ocupação, o que facilita o projeto", diz o secretário. Para viabilizar a construção, no entanto, é necessária autorização da gestão Geraldo Alckmin (PSDB). "Já estamos negociando a liberação dos terrenos e a realocação das torres de transmissão que precisarão ser transferidas", disse o secretário.Os eventuais benefícios que a obra trará, no entanto, não são consenso entre os especialistas em transporte público. Para o consultor Horácio Augusto Figueira, o principal reflexo da ampliação da via será a atração de mais carros para a região - e, com eles, obviamente mais trânsito. "O usuário de ônibus, do trem que circula na Marginal, poderá optar por utilizar o automóvel. E os carros que usam outras rotas também devem migrar. O congestionamento, que já é pesado, tende a aumentar", avalia. A expectativa da Prefeitura é licitar o pacote em até 90 dias. As obras, no entanto, não devem ser iniciadas nesta gestão, apesar da intenção do prefeito Gilberto Kassab (PSD) em assinar o contrato de execução logo depois de receber aval e "patrocínio" do Estado.

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