Osasco terá inspeção veicular obrigatória a partir de 2012

Cerca de 311 mil veículos circulam por dia pela cidade, que deverá ter 2 locais para inspeção

Marcela Gonsalves, estadão.com.br

12 Julho 2011 | 14h44

SÃO PAULO - A cidade de Osasco, na Grande São Paulo, passará a ter um programa de inspeção veicular, similar ao já implantado na capital paulista. Segundo decreto municipal publicado no último dia 30 de junho, Osasco apresenta "características topográficas e meteorológicas favoráveis à ocorrência de episódios críticos de poluição". No município, com população de 666 mil habitantes, circulam cerca de 311 mil veículos.

 

A implementação do programa deve seguir resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), que determina prazo de até abril de 2012 para que ele seja colocado em prática.

 

A inspeção será anual e terá como alvo a frota de veículos automotores, motociclos e similares registrados no município, que tiverem motor de combustão interna, independentemente do tipo de combustível que utilizarem. Para os veículos de uso intenso, como o transporte de passageiros e de cargas, a inspeção poderá ser realizada com periodicidade menor.

 

O licenciamento anual dos veículos só será emitido pelo Detran caso haja o certificado de aprovação na inspeção veicular anual.

 

De acordo com o planejamento inicial, as estações de inspeção devem ser no Jardim Cipava e na região do bairro Helena Maria.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.