Odebrecht propõe fazer estudo para a Linha 6-Laranja

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Por ADRIANA FERRAZNATALY COSTA
Atualização:

A construtora Odebrecht apresentou proposta ao governo do Estado para fazer o projeto inicial da futura Linha 6-Laranja do Metrô, orçada em R$ 10,2 bilhões. O ramal vai ligar a Estação São Joaquim, da Linha 1-Azul, na região central, ao bairro de Pirituba, na zona norte, passando por Freguesia do Ó, Perdizes, Água Branca e Higienópolis.Uma das maiores empresas do País, a construtora é a responsável pelas obras do estádio do Corinthians em Itaquera, na zona leste. Ela também participa do projeto de instalação de um centro de exposições em Pirituba, com acesso à Linha 6-Laranja.A linha deve ser a primeira de São Paulo a ser construída por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) - a Linha 4-Amarela é operada pelo mesmo modelo, mas foi construída pelo Estado. A licitação está prevista para ser lançada ainda neste ano, com início das obras em 2012. Quem vencer a disputa terá permissão para construir e operar a linha - o prazo da concessão patrocinada (com cobrança de tarifa), no entanto, ainda não foi definido.A iniciativa da Odebrecht deve ser publicada no Diário Oficial do Estado nos próximos dias. Trata-se de uma manifestação de interesse público, que abre espaço para que outras empresas do setor apresentem a mesma proposta. O estudo de viabilidade, no entanto, deve ser feito de forma gratuita, sem impor custos ao poder público.O interesse foi conhecido em julho, quando um ofício encaminhado ao Conselho Gestor de PPP relatou a intenção da construtora em "participar conjuntamente na execução de estudos e projetos necessários à viabilização do empreendimento".O governo admitiu ter recebido a proposta, mas não informou se concederá ou não a licença à empresa. A Odebrecht disse que aguarda a publicação no Diário Oficial do Estado.Polêmica. Apelidada como a linha das universidades, a Linha 6-Laranja só teve seu traçado definido após muita polêmica. Em junho, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que o bairro de Higienópolis, área nobre, ganharia uma estação, apesar de parte da população local resistir à ideia. Uma moradora chegou a dizer que o Metrô atrairia "gente diferenciada".Após semanas de discussão, Alckmin transferiu a Estação Angélica-Pacaembu, que inicialmente seria na Avenida Angélica, para a Rua Sergipe e deu a ela três saídas: uma na Rua Bahia, outra nas proximidades do Estádio do Pacaembu, e a terceira, perto da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).Agora, a discussão está concentrada na extensão ou não da linha até o bairro Anália Franco, na zona leste. A ampliação do trajeto, passando por bairros como Ipiranga e Mooca, aliviaria a já saturada Linha 2-Verde, que, recentemente, chegou à Vila Prudente. Mas, seja qual for o projeto final, ele deve ser tocado pela iniciativa privada.

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