Ocupação de hotéis chega a 50% com a Indy

30 mil turistas são esperados durante o feriado prolongado; eles vão movimentar R$ 85 milhões

PUBLICIDADE

Por CAMILA BRUNELLI
Atualização:

A quarta prova da temporada 2012 da Fórmula Indy ganha as ruas da zona norte de São Paulo pelo terceiro ano seguido neste fim de semana. A cidade deve receber até 30 mil turistas - entre espectadores, acompanhantes, mecânicos das equipes, patrocinadores e jornalistas -, de acordo com estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Estado de São Paulo (ABIH-SP). A taxa de ocupação já saltou de 20% para 50% - um feito para uma cidade vocacionada para os negócios e que tende a se esvaziar em fins de semana prolongados - já que terça-feira, dia 1.º, é feriado.

O diretor de Ações Estratégicas e Comunicação da São Paulo Turismo (SPTuris), Luiz Sales, informou que, dos 31 mil ingressos - já quase esgotados -, cerca de 8 mil foram comprados por espectadores que não vivem na capital nem na Grande São Paulo.

A estreia de Rubens Barrichello, que acaba de chegar da Fórmula 1, fez com os ingressos deste ano fossem vendidos bem mais rapidamente do que nas duas edições anteriores. "Apesar de ele não ter sido campeão na Fórmula 1, é tido como um bom piloto entre os entendedores do assunto", disse Sales.

A cidade também vai ganhar mais dinheiro neste ano. Serão movimentados na economia local R$ 85 milhões para a capital paulista, informou a SPTuris - paulistanos e turistas vão gastar R$ 5 milhões a mais do que no ano passado. Os custos com hospedagem lideram o ranking de gastos na capital, seguidos de compras e gastronomia.

PUBLICIDADE

Outro evento que tenta impulsionar o turismo local durante o feriado prolongado é a São Paulo Best Week, ação conjunta da SPTuris, São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), ABIH-SP, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). O objetivo é aumentar a taxa de ocupação da rede hoteleira em feriados prolongados por meio de descontos em bares, restaurantes e diárias de hotéis.

"Como São Paulo é um polo de turismo de negócios, a intenção é chamar o turista para que ele venha conhecer uma cidade mais tranquila e contando com toda a estrutura, que continua ativa durante esses períodos", disse o presidente regional da ABIH, Bruno Hideo Omori.

A ideia é que a ação ocorra em todos os feriados do ano. A lista dos parceiros da ação está no site (www.spbw.com.br). Para conseguir o desconto, é só imprimir o voucher que está lá.

Publicidade

Ainda uma novidade.

A Fórmula Indy ainda está longe de poder ser comparada à Fórmula 1, um dos eventos mais importantes para o turismo da cidade - realizada no Autódromo de Interlagos, a corrida movimenta R$ 240 milhões durante os seus três dias. Desde 1989, a cidade recebe todos os anos o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

A Indy, por sua vez, é nova por aqui. "É comum que o turista que vem para a Fórmula 1 esteja acompanhado, de amigos ou da família, porque já é um evento de tradição", disse Omori, da ABIH-SP.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.