Obra na orla do Guarujá, em plena temporada

Reforma no calçadão atrapalha veranistas

ADRIANA FERRAZ, O Estado de S.Paulo

29 Dezembro 2011 | 03h02

A toque de caixa - e em plena temporada de verão -, a Prefeitura do Guarujá, na Baixada Santista, retomou obras de revitalização de sua orla e iniciou melhorias viárias, como recapeamento de ruas e aprimoramento do sistema de iluminação pública. A reforma do calçadão da Praia da Enseada, por exemplo, recomeçou em meados de novembro. Serão investidos R$ 6,4 milhões em serviços que devem estender-se por um ano e meio.

Placas e máquinas ao longo da Avenida Miguel Stéfano, que margeia toda a orla da Enseada, chamam a atenção dos turistas que já lotam os hotéis da cidade desde o início do mês e, de acordo com o trecho, atrapalham o acesso à praia. Para chegar ao mar, é preciso desviar de montes de areia e pedras que ficam no trajeto. Na última semana, até o tráfego de veículos foi impedido durante o dia.

A obra se estende da Avenida Atlântica até o Costão das Costão das Tartarugas, no sentido da Praia de Pernambuco. O trecho é o quarto e último a ser reformado. Todo o restante do calçadão já foi revitalizado. O projeto prevê ações de remodelação da calçada, iluminação e recapeamento da pista.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana paralisou os serviços para não atrapalhar o movimento de turistas durante as festas. Eles serão retomados a partir de segunda-feira. De acordo com a pasta, o processo de licitação só foi finalizado em setembro, por isso não foi possível iniciar a obra antes do verão.

Academia. Na Praia das Astúrias, a novidade desta temporada fica por conta de uma academia pública, ao ar livre. Implantada no mirante conhecido como Sobre as Ondas, o novo equipamento atenderá crianças e idosos. O mesmo modelo será colocado em operação no calçadão de Pitangueiras, nas proximidades da Rua Quintino Bocaiuva. Serão quatro ao todo - as demais intervenções acontecem longe da orla.

O pacote de reparos ainda prevê a troca de lâmpadas e de reatores ao longo de toda a extensão das praias da Enseada e de Pitangueiras. De acordo com a prefeitura, o investimento na melhora da iluminação pública pretende proporcionar maior segurança a moradores e turistas durante passeios pela orla à noite, assim como durante a prática de atividades esportivas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.