PUBLICIDADE

Obra do Rodoanel Leste começa mês que vem. Pedágio no Trecho Sul, em julho

Cobrança terá início seis meses após assinatura do contrato da nova estrada, que deve ocorrer até o dia 6; valor será de R$ 2,20

Por Gustavo Uribe , Renato Machado , Rodrigo Burgarelli e Diego Zanchetta
Atualização:

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou ontem que as obras do Trecho Leste do Rodoanel vão começar no mês que vem. De acordo com ele, o governo aguarda a assinatura do contrato com a concessionária vencedora da licitação para conceder a autorização para o início das obras. "A empresa tem 30 dias para assinar o contrato. Aí, começa a correr o tempo", disse. "Nós esperamos que em fevereiro sejam iniciadas as obras."A obra será executada pelo consórcio SPMar, formado por duas empresas do Grupo Bertin. Ele foi o ganhador do leilão realizado pelo governo paulista no início de novembro. A licitação previa tanto a construção e concessão do Trecho Leste quanto a concessão do Trecho Sul, inaugurado no início do ano passado. Neste último, o valor do pedágio será R$ 2,20 e as praças de cobrança começarão a funcionar em até seis meses depois da assinatura do contrato. Como a empresa foi considerada apta no dia 6, a assinatura deve ocorrer até o dia 6 do próximo mês - assim, o pedágio deve começar no final de julho ou início de agosto. Já no Trecho Leste, a tarifa prevista é de R$ 1,65, mas será reajustada pela inflação - a obra está prevista para durar 44 meses. A empresa terá de investir R$ 4 bilhões para a construção da alça leste e R$ 1 bilhão para melhorias na parte sul. Até 70% desse valor poderá ser financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além de arcar com a construção, a empresa terá de pagar R$ 370 milhões de outorga ao governo estadual. Trajeto. O novo trecho terá 43,5 km e vai começar na interligação com o Trecho Sul, na saída da Avenida Papa João 23, em Mauá, na Região Metropolitana. O término será na Rodovia Presidente Dutra, em Arujá. A nova via passará por seis cidades: Ribeirão Pires, Mauá, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá. Serão quatro acessos. Os motoristas poderão entrar ou sair da via na interligação com a Avenida Papa João 23, em Mauá; na Rodovia Henrique Eroles, em Suzano; na Ayrton Senna, em Itaquaquecetuba; e em seu final, na Dutra. O limite de velocidade será de 120 km/h, assim como nos já existentes Trechos Oeste e Sul. Estão previstos 14 pontes, 66 passagens inferiores, 18 passagens superiores, 10 passagens de veículos e 4 túneis. "A obra vai ligar o maior aeroporto do País (Cumbica) ao maior porto (Santos). Isso terá impacto na infraestrutura nacional", disse o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.Dificuldades. Para completar o anel ainda falta licitar o Trecho Norte, considerado o mais difícil. O projeto está na fase de realização de audiências públicas. Uma delas chegou a ser cancelada por causa de protestos contra o empreendimento. O Rodoanel terá 170 km.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.