''O design deve ser bonito e acessível''

Lorenzo Negrello, designer italiano de móveis para escritório

Diana Dantas, O Estado de S.Paulo

12 Dezembro 2010 | 00h00

A tendência do momento no design é ser bonito e acessível. Pelo menos é isso o que diz o designer italiano especializado em móveis de escritório Lorenzo Negrello.

"As pessoas acham que um móvel é caro porque tem design, mas não é isso. É o que é bonito e custa pouco."

Por isso, na palestra que fez no Istituto Europeo Di Design, em Higienópolis, preferiu mostrar com imagens o que acreditava ser o design. "A palavra é uma das mais inflacionadas, uma das usadas sem muito propósito. Prefiro mostrar na prática a falar."

Para ele, o design no Brasil vem crescendo e aparece como novidade, diferentemente da Itália. "Lá já faz parte da rotina, está consolidado."

Nápoles. Por ter clientes antigos no País, essa foi a vigésima vez que Negrello desembarca por aqui e a terceira em São Paulo. Embora venha com frequência, diz não conhecer muito a cidade, mas elogia a gastronomia local e compara São Paulo a Nápoles. "Apesar das semelhanças, como o caos, trânsito e muita gente, aqui é melhor."

Turismo. Apesar de a capital paulista sair ganhando na comparação com a cidade italiana, Lorenzo diz que não se interessa em voltar só para lazer. Quando fala sobre turismo no Brasil, ele só tem um pensamento: "Fernando de Noronha."

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.