
27 de novembro de 2011 | 03h05
A lista completa de intervenções não foi detalhada pelo governo nem pela concessionária responsável, mas, segundo a Artesp, as obras serão realizadas no trecho entre a saída da Marginal do Tietê e o acesso ao futuro Trecho Leste do Rodoanel.
Na pista leste da rodovia, sentido interior, a obra começará no km 11,7 e se estenderá até o km 26. Já na pista oeste, sentido capital, a faixa extra será implementada entre o km 19,3 e o km 26. As intervenções serão complementadas com a requalificação do trecho no Bairro dos Pimentas, já na entrada de Guarulhos, no km 25,8. O acesso, que representa um dos gargalos da rodovia, será ampliado ainda em 2012.
O pacote ainda prevê adoção de faixas adicionais entre o km 45 e o km 56, no trecho de Mogi das Cruzes. A região trava especialmente em feriados e temporadas de verão por ser passagem para quem utiliza a Mogi-Bertioga, na direção das cidades do litoral norte do Estado.
Nova avenida. Até o início da Copa de 2014, a construção de uma nova avenida deve proporcionar uma ligação direta entre a zona leste da capital e o Aeroporto de Cumbica. Batizada de Avenida José Alencar, em homenagem ao ex-vice-presidente, a via terá início na Avenida Papa João Paulo, que fica atrás do aeroporto, cruzará a Via Dutra e chegará até o trevo da Ayrton Senna com a Avenida Jacu-Pêssego, que liga a capital a Mauá, no ABC.
O projeto, desenvolvido por uma parceria entre o governo federal e a Prefeitura de Guarulhos, tem 8 km de extensão e está orçado em R$ 250 milhões.
Ao lado das novas marginais da Ayrton Senna, a avenida é o principal investimento na região para dar maior rapidez na chegada e na saída do aeroporto durante e depois da Copa./ A.F.
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