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Novas estações da Linha 15-Prata funcionam com horário ampliado a partir desta 2ª feira

Nos últimos dias, os trens do monotrilho circularam com restrição de velocidade em razão de trabalhos de manutenção nas proximidades da Estação São Lucas

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura
Atualização:

SÃO PAULO - As três novas estações da Linha 15-Prata do monotrilho, na zona leste da capital paulista, começaram a funcionar em horário ampliado nesta segunda-feira, 6, apesar dos problemas registrados desde 31 de dezembro.

Agora, as Estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus operam das 4h40 à meia-noite, todos os dias da semana. Aos sábados, a operação começa às 4h40 e se encerra à 1 hora do domingo. 

Linha 15-Prata do monotrilho Foto: Epitácio Pessoa/ Estadão

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Entre o dia 16 de dezembro - quando as estações foram inauguradas - e o domingo passado, 5, o funcionamento foi parcial, das 10 às 15 horas. Com o funcionamento integral, a expectativa é de que o monotrilho possa atender até 330 mil pessoas por dia.

As outras estações em funcionamento são: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto.

Velocidade reduzida

No dia 31 de dezembro, os trens começaram a circular com velocidade reduzida. Pelo Twitter, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) informou que o funcionamento foi prejudicado por causa do furto de cabos elétricos. O trecho entre Fazenda da Juta e São Mateus foi atendido por ônibus da operação Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência).

Nos dias seguintes, o Metrô voltou a funcionar com velocidade reduzida na Linha 15-Prata.

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No dia 5, a linha permaneceu interditada das 4h40 às 12 horas para a realização de manutenção.

Ainda na manhã desta segunda-feira, o Metrô informou que a via funcionou com velocidade reduzida às 9h29 e às 10h48.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM) disse que os trens da Linha 15-Prata circularam com restrição de velocidade e maior intervalo para que as equipes pudessem fazer a manutenção. 

"Nas proximidades da Estação São Lucas foram identificados alguns parafusos próximos de um equipamento de mudança de via que necessitavam de troca em razão de desgaste natural. Como a fixação desses parafusos é feita em concreto, além da troca das peças foi necessário um tempo de cura", informou a secretaria, em nota.

Obras do monotrilho

Com atraso de seis anos, as estações da Linha 15-Prata do monotrilho foram entregues em 16 de dezembro de 2019. A previsão inicial era 2013.

O novo trecho acrescentou 3,9 km à rede metroviária, que chegou ao total de 101,1 km de extensão e 89 estações em seis diferentes linhas.

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A Linha 15-Prata faz integração com a Linha 2-Verde na estação Vila Prudente.

Falta apenas uma estação para terminar a linha, a Jardim Colonial. As obras foram retomadas, e a previsão de entrega é 2021.

Com as 11 estações concluídas, a Linha 15-Prata deve atender cerca de 400 mil passageiros por dia. Na sequência estão previstas obras de prolongamento para Ipiranga e Cidade Tiradentes.

Relembre: Paralisação

As obras do monotrilho ficaram paradas por oito meses, sendo retomadas em abril de 2019, após o grupo CCR assumir a concessão da Linha 15-Prata.

O consórcio Viamobilidade, formado pela CCR e pelo grupo Ruas, na proporção de 80% e 20%, foi o único interessado na concessão da linha. A proposta foi de R$ 160 milhões, 0,59% acima da outorga. Com isso, o grupo CCR ficou à frente de três linhas em operação - a 4-Amarela, a 5-Lilás e o monotrilho. É a mesma quantidade que a estatal Metrô, responsável pelas Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. A CCR também vai assumir a Linha 17-Ouro, ainda em obras.

Em abril de 2019, após refazer a licitação para retomar as obras, Doria prometeu concluir até dezembro do mesmo ano a construção de quatro estações da Linha 15-Prata. Jardim Planalto foi entregue em agosto do ano passado e Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus em dezembro de 2019.

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A linha foi prometida em 2009 e deveria ficar pronta até 2013, mas acumulou atrasos e revisões. Inicialmente o projeto previa que o monotrilho teria mais oito estações, que foram suprimidas. Agora só falta a Jardim Colonial. Se esse prazo de 2021 for cumprido, o projeto será finalizado com 8 anos de atraso.

Outras estações

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou em 2018 as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi e Vila União da Linha 15-Prata do monotrilho. A abertura ocorreu sete anos após a previsão inicial, para 2011.

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