No segundo dia de desfiles, marcas apostam em tradição

Totem voltou com cores e estampas pelos quais é famosa e Filhas de Gaia recuperou cortes dos anos 1950 e 1960

ROBERTA PENNAFORT/ RIO, O Estado de S.Paulo

24 de maio de 2012 | 03h09

No segundo dia de desfiles do Fashion Rio, no Jockey Club, as marcas mostraram que vale a pena apostar em seus clássicos. Em vez de buscar inspirações mirabolantes, a carioquíssima Totem olhou para si e desenvolveu uma coleção para quem vem e vai da praia e quer estar bem vestido nas noites de verão.

Fundada pelo surfista Fred D'Orey há 17 anos, a grife imaginou uma festa ao pôr do sol e desfilou vestidos, saias e shorts com os coloridos e estampas geométricas característicos da marca. Até há espaço para um brilho discreto, mas o forte são os modelos mais despojados e confortáveis, com cara de Totem.

Com o tema "Paraísos Naturais" - o que pareceu uma alusão ao filme Paraísos Artificiais, de Marcos Prado, que trata do uso de drogas por jovens -, a coleção é feita quase 100% com tecidos frescos, quase transparentes e esvoaçantes (chiffon de seda, viscose e algodão, por exemplo), em cores como rosa, verde, laranja e branco.

Roupas para um fim de tarde em Ipanema, ou, como propôs D'Orey, "Venice Beach, na Califórnia, ou Oahu, no Havaí".

A tarde começou com os vestidos de festa nada usuais da grife Filhas de Gaia, sempre aguardados por suas clientes fiéis.

A marca das meninas do Rio Renata Salles e Marcela Calmon mostrou um verão que olha para trás, para os anos 1950 e 1960, de saias lápis no joelho ou rodadas e alguns modelos peplum, aquele em que babados dão volume aos quadris, e, por isso, deve ser usado por mulheres bem estreitas.

A coleção - inspirada em um "futuro ultrapassado", segundo sintetizaram as sócias - tem costas nuas, comprimentos ousados e tecidos de toque suave na pele. Em meio a um mar de tons pastéis, aparecem laranjas, verdes e azuis.

Programação. A noite ainda teria desfiles da Melk Z-Da, Salinas, Cia Marítima (em sua estreia no Fashion Rio, vinda da São Paulo Fashion Week) e TNG, que traria a estrela do dia, a atriz Isis Valverde, que interpreta a "maria-chuteira" Suellen da novela Avenida Brasil.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.