PUBLICIDADE

Nível de água do Cantareira sobe pelo 2° dia consecutivo

Em 2015, essa é a segunda alta do manancial, que opera com 5,2% da capacidade, 0,1 ponto porcentual a mais do que no dia anterior

Por Fernando Arbex
Atualização:

SÃO PAULO - O nível do Sistema Cantareira, principal manancial de São Paulo, subiu pela segunda vez seguida, segundo relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), divulgado nesta quarta-feira, 4. Em 2015, esse é o segundo registro de alta do reservatório, que opera com 5,2% da capacidade: 0,1 ponto porcentual a mais do que no dia anterior, quando estava com 5,1%. O Alto Cotia e o Rio Claro também tiveram aumento no volume armazenado de água.

PUBLICIDADE

Em termos de chuva, os primeiros dias de fevereiro têm sido mais generosos com o Cantareira. Nas últimas 24 horas, a pluviometria registrada foi de 9,0 milímetros. Já o acumulado do mês está em 44,4 milímetros, o que representa cerca de 56% a mais do que se a média histórica, de 7,11 mm por dia, estivesse se repetindo.

Antes das altas dos últimos dois dias, a última vez que o Cantareira havia registrado aumento no volume armazenado de água foi no dia 26 de dezembro, quando o nível dos seus reservatórios subiu 0,2 ponto porcentual, passando de 7,2% para 7,4%. O atual cálculo da Sabesp já considera duas cotas do volume morto - uma de 182,5 bilhões, adicionada em maio, e outra de 105 bilhões de litros de água, em outubro.

Nível baixo de água na Represa Atibainha, emNazaré Paulista, uma das que compõem o Sistema Cantareira Foto: Clayton de Souza/Estadão

Em 2015, o manancial se manteve estável 11 vezes: nos dias 3, 4, 8, 11 e de 26 a 31 de janeiro e 2 de fevereiro. Comparado ao primeiro dia do ano, quando estava com 7,2% da capacidade, no entanto, o atual nível do Cantareira é 2 pontos porcentuais menor.

Outros mananciais. Dos demais reservatórios que abastecem a capital e a Grande São Paulo, o Alto Cotia e Rio Claro também tiveram aumento. O primeiro, o menor dos mananciais, subiu 0,4 ponto porcentual e opera nesta terça com 28,4% da sua capacidade, ante 28% no dia anterior. 

Já o Rio Claro chegou à sua quinta subida consecutiva e está com 29,9% da capacidade - antes, o reservatório estava com 29,5%. Sobre a região, o volume de chuva foi de 23,8 mm nas últimas 24 horas.

Sem chuvas de terça-feira para esta quarta, o Sistema Alto do Tietê teve queda de 0,1 ponto porcentual e agora está com 11% de sua capacidade, enquanto o Guarapiranga permaneceu estável com 47,9%, o mesmo índice dos três dias anteriores. Também sem registrar pluviometria nas últimas 24 horas, o Rio Grande permaneceu com 74,8% de seu volume, sem alteração desde a medição anterior.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.