Neymar e Dilma na folia em Salto

Bloco terá bonecos do atacante e da presidente

O Estado de S.Paulo

14 de fevereiro de 2012 | 03h04

Um boneco gigante representando o atacante Neymar, do Santos Futebol Clube, será a atração dos desfiles do carnaval em Salto, no interior paulista, a 98 quilômetros da capital.

O jogador de futebol vai dividir com a figura da presidente Dilma Rousseff a linha de frente do bloco Bonecões da Barra. Há 50 anos o grupo anima a folia na cidade de 105 mil habitantes. São mais de 20 bonecões representando personalidades locais, nacionais e internacionais, principalmente as que são destaque na imprensa.

A cada ano, novos personagens são incluídos no bloco, enquanto outros perdem a vez. Continuam presentes no desfile os bonecos do cantor Michael Jackson (que morreu em 2009) e da atriz Dercy Gonçalves (morta em 2008). O ex-presidente Lula e o presidente americano Barack Obama são presenças obrigatórias.

História. A tradição de confeccionar bonecos gigantes para o carnaval - a exemplo do que ocorre em Olinda, em Pernambuco - nasceu em Salto no bairro da Barra, na confluência dos Rios Jundiaí e Tietê, no início da década de 1960.

Além de Neymar, desfila pela primeira vez neste ano o boneco de uma personalidade local, o Rei Momo Chicão. O carnavalesco venceu todos os concursos para ser a majestade da festa na cidade desde 1989.

O Bloco dos Bonecões desfila de sábado a segunda-feira pelas ruas centrais da cidade. Os desfiles são abertos ao público. / JOSÉ MARIA TOMAZELA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.