Nem metade dos parques da Prefeitura foi entregue

Metade dos 110 parques que a Prefeitura prometeu entregar até o fim do ano ainda está em fase de projeto, sem prazo para ficar pronta. De 2009 até agora, a cidade recebeu 29 parques - lineares, urbanos ou naturais. Outros 26 devem ser concluídos em dezembro. A promessa faz parte do plano de metas da gestão Gilberto Kassab (PSD).

CRISTIANE BOMFIM , FABIANO NUNES , JORNAL DA TARDE, O Estado de S.Paulo

12 Agosto 2012 | 03h02

Neste ano, nenhum dos parques que estão na lista foi inaugurado. Em 2011, foram seis, enquanto em 2009 - primeiro ano da segunda gestão de Kassab - foram 13. Há exemplos ainda de obras que começaram, mas foram abandonadas. É o caso do Parque Três Lagos, no Grajaú, extremo sul da capital.

Moradores contam que não veem operários trabalhando no local desde o fim do ano passado. As únicas coisas feitas foram o gradeamento do parque, a abertura de uma rua no entorno e parte de uma calçada.

A área fica ao lado de um Centro de Educação Unificado (CEU) e tem um lago que recebe esgoto da região. O lugar parece terreno baldio. A Prefeitura diz que as obras estão atrasadas porque a instalação do parque envolve intervenções de "órgãos públicos e concessionárias".

Prometido para 2010, o Parque Chuvisco, no Jabaquara, na zona sul, ainda não saiu do papel. A área era um clube de funcionários da Varig, com churrasqueira, salão de festas e pista para caminhada, que foi desativado em 1998. Hoje o local está abandonado e fechado. Há restos de construções e prédios em ruínas.

A Prefeitura não deu novo prazo para o início das obras do parque. Em nota, afirmou que "a implantação do parque é fruto de compensação das obras da Operação Urbana Água Espraiada".

Outro exemplo é o Parque Linear Itararé, no Butantã, zona oeste. Pelo projeto, ele deve ser criado ao longo do Córrego Itararé e garantir um caminho verde em boa parte de sua extensão. Mas, até agora, nada foi feito. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente diz que a obra está em fase de estudos.

Proteção. Segundo a pasta, a meta é construir 50 parques na capital - 31 já foram entregues. A secretaria diz ainda que o número de parques saltou de 34 para 83 desde o início da gestão Kassab e hoje a cidade tem 50 milhões de m² de áreas verdes protegidas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.