Nem CET nem Secretaria têm lugar para bikes

Órgãos municipais de transporte e trânsito são mal avaliados na internet

CAIO DO VALLE , JORNAL DA TARDE, O Estado de S.Paulo

04 de agosto de 2012 | 03h04

Nem repartições públicas sabem como receber quem está de bicicleta em São Paulo. É o caso da Secretaria Municipal de Transportes, que neste ano assumiu o compromisso de multar veículos que não dão preferência aos ciclistas. A pasta foi reprovada por um serviço na internet que avalia o tratamento dispensado aos ciclistas.

O Bike It! (www.bikeit.com.br) considerou que a sede da secretaria, na Rua Boa Vista, no centro, não está preparada para atender quem chega lá pedalando. O edifício não tem bicicletário, como a reportagem confirmou. Uma recepcionista informa que até é possível entrar com a bicicleta, mas ela precisa ficar no subsolo. Detalhe: para chegar lá, deve-se descer um lance de escadas, com a bike na mão. A secretaria informou que "há estudos para a instalação de paraciclos". Mas não há prazo.

Situação pior foi vista no prédio da presidência da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na Rua Barão de Itapetininga, também no centro. Ali, segundo a atendente, não é possível nem entrar de bicicleta.

Criado há pouco mais de dois meses, o site recebe indicações dos internautas. Quem explica é uma das idealizadoras, a jornalista Sabrina Duran, de 31 anos: "São pessoas que usam a bike como meio de transporte, que vão trabalhar ou resolver sua vida de bicicleta. Elas são muito ciosas e cientes de seus direitos e não admitem que estabelecimentos não as recebam bem".

Ela conta que o serviço já rendeu melhorias. Uma empresa avaliada negativamente entrou em contato, informando que mudará a forma de lidar com as bikes. É um shopping ao ar livre em Santo Amaro, zona sul, sem lugar para bicicleta, só carro e moto.

Com 54 avaliações de lugares no site, a maioria era positiva, indicada com uma bola verde. É caso do bicicletário do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.