} Não basta ser tênis. Precisa ter estilo

As marcas especializadas lançam linhas urbanas; tem modelos clássicos, modernos e até ousados de bicho de pelúcia

VALÉRIA FRANÇA, O Estado de S.Paulo

15 Outubro 2011 | 03h07

Imagine um tênis de pelúcia com a cara de um urso panda. Ou ainda outro todo colorido e leve, que de tão flexível pode até ser dobrado ao meio. Se quiser um mais sério, também tem de couro preto com velcro no lugar do cadarço. Hoje é grande a cartela de opções para quem procura um tênis urbano, mais descolado, que se adapte à roupa do trabalho ou de passeio.

"Na década de 1990, o brasileiro usava tênis esportivo com roupas mais casuais, como o jeans. A tendência mudou", diz Luiz Arthur Gouvêa, distribuidor da Vans no Brasil, marca adotada por músicos como Dinho Ouro Preto e os garotos do NX Zero.

São modelos com estruturas de solado leve, diferente dos esportivos comuns. "A diferença entre um modelo casual e outro está na estampa. Hoje, há opções que contentam todos os estilos e tribos", diz a estilista de sapatos Nuri Choo, sócia do designer de calçados Fernando Pires.

A última tendência são as coleções assinadas por nomes de peso. É o caso do americano Jeremy Scott, estilista preferido de Madonna e Beyoncé, que desenvolveu para Original Adidas o tênis Panda Bear, que custa R$ 479,90. Divertido e ousado, o tênis parece um bicho de pelúcia.

Os geeks (obcecados por tecnologia) foram recentemente homenageados pela Nike com uma coleção assinada pelo papa da customização, Daniel Reese. Ele se inspirou no Dunk, modelo criado pela Nike em 1985 para jogadores de basquete e que, 11 anos depois, voltou para o mercado - o fashion e não mais para as quadras. Trata-se de um tênis de cano longo, de couro, com o símbolo da marca nas laterais.

Foi neste calçado que Reese estampou imagens do Google, Firefox e Twitter. Apesar desses três modelos ainda não estarem à venda na loja virtual do designer, a Brass Monki Customs (www.brassmonki.com), há quase uma centena de modelos feitos pelo artista, que saem em média por R$ 550. Tem de tênis estampado com a Minnie até com a maçã da Apple. A loja entrega em todos os lugares do mundo. Já a californiana Vans vem lançando tênis com assinatura de bandas famosas. O último é comemorativo dos 20 anos da banda Pearl Jam (R$ 400).

Há marcas, no entanto, que preferem investir na onda verde. A Coca-Cola Shoes desenvolveu um modelo de lona reciclada. E a Timberland colocou no mercado o Adventure Split Cupsole, modelo que leva uma mistura de algodão orgânico (50%), garrafa pet reciclada (30%) e poliéster. A palmilha é antifadiga e tem secagem rápida (R$ 199).

Para consumidores mais tradicionais, a grife masculina Sergio K. tem modelos de couro e velcro, no estilo sapato-tênis (R$ 135). A Lacoste Legends Tênis tem um que parece um dockside (R$ 499). É também possível encontrar no mercado modelos que imitam o sapato Oxford. Para as mulheres, a novidade é o V50 (R$ 159), da New Balance. O branco tem só um pequeno detalhe colorido no calcanhar.

ONDE: REEBOK. WWW.REEBOK.COM. PLANET GIRLS. SAC: (11) 5182-6533. CARTEL 011. WWW.CARTEL011.COM.BR. ADIDAS ORIGINAL. MORUMBISHOPPING, AV. ROQUE PETRONI JÚNIOR, 1.089, MORUMBI. TEL.: (11) 5181-4673. ELLUS. WWW.ELLUS.COM.BR. COCA-COLA SHOES. WWW.COCACOLASHOES.COM.BR. SERGIO K. R. OSCAR FREIRE, 1.143, JARDINS; TEL.: (11) 3083-1789. VANS. WWW.VANSBR.COM. BRASS MONKI CUSTOMS. WWW.BRASSMONKI.COM

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