06 de abril de 2012 | 03h03
Só o consulado de São Paulo foi responsável por 48% das emissões diárias. Tamanho movimento faz com que se tenha de esperar 35 dias para obter visto no Estado - em Brasília e no Rio, a espera é de uma semana.
O Rio, em compensação, foi o consulado que registrou o maior crescimento de emissão de vistos em março - 103%.
No mês passado, o governo americano anunciou intenção de incentivar ainda mais a entrada de brasileiros no País. O programa, chamado de Global Entry, vai selecionar inicialmente 150 brasileiros com visto de negócios para os Estados Unidos. Eles passarão apenas por um quiosque automático, sem pegar fila. Depois de um ano, o programa vai ser estendido para 1,5 mil turistas.
O objetivo é diminuir em até 70% o tempo de espera dos passageiros na imigração. O acordo entre os governos americano e brasileiro para colocar em prática o Global Entry deve ser assinado em maio. As 150 pessoas que podem ser recrutadas nessa fase inicial, contudo, fazem parte de um grupo restrito: executivos que viajam com frequência para os Estados Unidos, imprensa e trabalhadores de agências de viagens e empresas aéreas.
Desde o começo do ano, já foram processados 296.637 vistos no Brasil para os Estados Unidos - 56% mais que os três primeiros meses do ano passado.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.