Nº de visto para os EUA cresce 62% em março

Os vistos emitidos pelos Estados Unidos para brasileiros cresceram 62% em março deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram processados ao todo 115.269 vistos no Brasil, média de 3.718 por dia.

O Estado de S.Paulo

06 Abril 2012 | 03h03

Só o consulado de São Paulo foi responsável por 48% das emissões diárias. Tamanho movimento faz com que se tenha de esperar 35 dias para obter visto no Estado - em Brasília e no Rio, a espera é de uma semana.

O Rio, em compensação, foi o consulado que registrou o maior crescimento de emissão de vistos em março - 103%.

No mês passado, o governo americano anunciou intenção de incentivar ainda mais a entrada de brasileiros no País. O programa, chamado de Global Entry, vai selecionar inicialmente 150 brasileiros com visto de negócios para os Estados Unidos. Eles passarão apenas por um quiosque automático, sem pegar fila. Depois de um ano, o programa vai ser estendido para 1,5 mil turistas.

O objetivo é diminuir em até 70% o tempo de espera dos passageiros na imigração. O acordo entre os governos americano e brasileiro para colocar em prática o Global Entry deve ser assinado em maio. As 150 pessoas que podem ser recrutadas nessa fase inicial, contudo, fazem parte de um grupo restrito: executivos que viajam com frequência para os Estados Unidos, imprensa e trabalhadores de agências de viagens e empresas aéreas.

Desde o começo do ano, já foram processados 296.637 vistos no Brasil para os Estados Unidos - 56% mais que os três primeiros meses do ano passado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.