Evelson de Freitas/AE
Evelson de Freitas/AE

Musicais viram atração de Natal nos shoppings

Com atores, dançarinos, cantores, músicos e figurino caprichado, algumas produções chegam a lembrar espetáculos da Broadway

Valéria França, O Estado de S.Paulo

10 Novembro 2011 | 03h05

As músicas natalinas serão um show à parte nos principais shoppings de São Paulo neste ano. Além dos tradicionais Papais Noéis, árvores gigantescas e milhões de laços e luzinhas, estão previstas na programação até pequenos musicais, com atores, dançarinos, cantores e músicos de verdade, que lembram espetáculos da Broadway. E o melhor: é tudo gratuito.

No Shopping Cidade Jardim, na zona sul, a coreógrafa Fernanda Chamma, de 46 anos, está desde agosto preparando o elenco para o espetáculo que estreia amanhã, às 17 horas.

O cenário é a própria decoração de Natal, que gira em torno do tema safári. O elenco conta com 30 personagens, que entram em cena caracterizados. "Eles usam binóculos, chapéus e botas, entre outros adereços. Até os músicos têm figurino especial" conta Fernanda.

O espetáculo será no formato de parada musical da Disney. Percorrerá todos os andares, interagindo com o público e atraindo as crianças a acompanhá-lo ao longo do percurso. "A apresentação terá no mínimo 40 minutos", conta Fernanda, que já está no Rio ensaiando Xanadu, o novo musical de Miguel Falabella. "Primeiro tivemos os corais, depois as bandas. Agora chegou a vez dos musicais." A parada do safári será reapresentada nos dias 26 de novembro, 3 e 10 de dezembro, sempre no mesmo horário, às 17 horas.

O Shopping Iguatemi, nos Jardins, escolheu um formato parecido para inaugurar no domingo passado sua decoração de Natal. Na praça central, onde está estacionada uma Maria Fumaça que apita ao som de músicas de Frank Sinatra, foram montados quatro palcos. Três cantores solistas se apresentaram com roupas de gala. No repertório, Santa Claus Is Coming To Town, White Christmas, Jingle Bell Rock, entre outras.

Já os dançarinos surgiram de branco. Elas vestiam a típica saia rodada de bailarina clássica e eles, clássicas calças de alfaiataria. Os acessórios - arranjos na cabeça, suspensórios e cartolas - eram vermelhos.

De calhambeque. Em Alphaville, na Grande São Paulo, o shopping da mesma empresa prepara um grande espetáculo para a chegada do Papai Noel. Será às 15 horas do dia 20. O bom velhinho aparecerá dirigindo um calhambeque pela rua da entrada principal do shopping. Tudo em ritmo de musical. Enquanto isso, dentro do shopping, haverá shows menores em cinco palcos espalhados pelos andares.

Já o Shopping Aricanduva, o maior da América Latina, na zona leste da capital, usou a música clássica como tema principal da decoração natalina. Trata-se de uma homenagem ao maestro João Carlos Martins. No Atrium, ao pé da árvore de Natal, foi montada uma orquestra sinfônica de Papais Noéis - todos bonecos animatrônicos.

No Shopping Pátio Paulista, na zona sul, o destaque será a Time Jazz Band. Sete músicos vão tocar músicas natalinas em ritmo de jazz durante uma hora, duas vezes ao dia, às 13h30 e 18h30. Começa no dia 17 e vai até 23 de dezembro.

 

Bolachas dançantes

Conhecida pela decoração de fim de ano, a loja de cozinhas planejadas Kitchen, da Vila Nova Conceição, apresenta uma banda de biscoitos gigantes de Natal, com bonecos animatrônicos.

AS MÚSICAS QUE NÃO PODEM FALTAR

Santa Claus Is Coming To Town: composta em 1934 por J. Fred Coots e Henry Gillespie

Jingle Bell Rock: lançado em 1957, era um mix de Jingle Bell com o sucesso Rock Around the Clock, gravado inicialmente por Bobby Helms

White Christmas: de autoria de Irving Berlin, foi apresentada em público pela primeira vez em 1941 por Bing Crosby

Noite Feliz: foi escrita pelo padre Joseph Mohr e musicada por Franz Gruber em 1818 na cidade de Oberndorf, na Áustria

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.