Museu virtual resgata 4 décadas de Anhembi

A história das diversas feiras, shows e eventos que passaram pelo Anhembi, em Santana, zona norte de São Paulo, nos últimos 41 anos agora está disponível para todos. A São Paulo Turismo (SPTuris), empresa que administra o centro de convenções, lançou o Museu dos Eventos Anhembi Parque, plataforma virtual que agrega mais de 7,5 mil fotos e imagens de documentos, 500 vídeos e outros 500 arquivos de áudio guardados por todo esse tempo.

O Estado de S.Paulo

26 Julho 2012 | 03h04

No arquivo, é possível encontrar, por exemplo, o vídeo que mostra a estrutura de alumínio do teto do pavilhão sendo levantada à manivela - tal estrutura foi a maior erguida de uma só vez, fato nunca mais repetido em nenhum lugar do mundo. Fotos do primeiro Salão do Automóvel ou o relato de quando Mauricio de Sousa quase comprou o Anhembi para construir o Parque da Mônica estão disponíveis no site www.mueap.com.br.

"O resgate dessa história é fundamental, porque nós, brasileiros, perdemos a memória e, com isso, deixamos de aprender", afirma Jorge Wilheim, arquiteto responsável pelo projeto do centro de convenções.

A busca no arquivo pode ser feita por ano ou por evento e todos podem contribuir para aumentar o acervo. Para isso, basta entrar na sessão "Ponto de Encontro" e enviar fotos ou textos. Segundo o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, a participação do público é essencial. "O site é dinâmico e a história do espaço continua a ser construída todos os dias." /JULIANA DEODORO

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.