Mulheres são maioria entre passageiros do Metrô, diz pesquisa

Elas correspondem a 54% do total de usuários em SP; faixa etária predominante no sistema é de 18 a 34 anos

Central de Notícias,

25 Novembro 2009 | 18h38

As mulheres já são maioria entre os passageiros do Metrô. É o que revela a pesquisa realizada pelo Metrô de São Paulo com os seus passageiros e divulgada nesta quarta-feira, 25. Desde que a empresa iniciou a fazer pesquisa sobre os seus usuários, em 1974, é a primeira vez que as mulheres são a maioria no Metrô: correspondem a 54% do total de usuários. Os jovens também compõem a maior parte dos passageiros, com 59%: a faixa etária de 18 a 34 anos é predominante no sistema.

 

A pesquisa mostra ainda que os usuários do Metrô pertencem à classe média, representando 74%. A renda média familiar é de R$ 3.112,50, ao passo que a individual é de R$ 1.452,50. 71% têm vínculo empregatício.

 

Quanto às viagens, 89% utilizam o metrô três ou mais dias na semana - são os considerados usuários habituais. Para 68%, o principal motivo das viagens é o trabalho. Também é frequente o uso do metrô integrado a outros meios de transporte, modalidade de viagem realizada por 73% dos passageiros.

 

O levantamento aponta que os residentes na zona leste da capital são os que mais utilizam o metrô, totalizando 29%. Em seguida, aparecem os moradores da zona sul (25%) e da Grande São Paulo (20%).

 

Mais conteúdo sobre:
Metrô SP

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.