Motoristas evitam nova pista da Marginal

A ''faixa do meio'' da Tietê fica vazia mesmo quando há congestionamento na expressa e na local; medo de errar e sinalização ruim são as justificativas

PUBLICIDADE

Por Luisa Alcalde e Tiago Dantas
Atualização:

As novas pistas da Marginal do Tietê, inauguradas no fim de março, estão subutilizadas. Motoristas preferem andar pelas antigas faixas da pista local, sobrecarregando-as, a se aventurar na recém-construída pista central (ou auxiliar), com medo de errar saídas ou perder retornos por conta da má sinalização e da falta de orientação ao longo da via.No dia 26 de novembro, uma sexta-feira, a reportagem observou e fotografou o movimento de veículos nos dois sentidos da Marginal, às 8h e às 17h, de cima das Pontes da Casa Verde, Freguesia do Ó e Vila Guilherme. Ficou explícito que a "Marginal do meio" passa parte do dia praticamente vazia, enquanto as pistas expressa e local acumulavam mais carros, causando até congestionamentos.Para a promotora de Justiça Maria Amélia Nardy Pereira, da Promotoria de Habitação e Urbanismo do Ministério Público Estadual (MPE), os problemas na Marginal do Tietê são resultado "da forma apressada como a obra, que custou até agora R$ 1,8 bilhão, foi feita, a toque de caixa, mal planejada e com caráter eleitoreiro", diz. "Quem se aventurar nas novas pistas vai descobrir que elas continuam sem a sinalização adequada." A combinação de acessos às três pistas pode confundir os motoristas. Uma pessoa que chega a São Paulo pela Rodovia Castelo Branco e pretende seguir pela Ponte do Limão, por exemplo, só poderá usar a pista expressa até passar embaixo da Ponte da Freguesia do Ó, a cerca de 3,5 quilômetros do destino.O motorista profissional Carlos Alberto Bertolini, que trafega pela Marginal todos os dias, só anda pela pista local. "Uma vez, entrei na central e vi que só teria saída depois da Ponte das Bandeiras, no sentido Ayrton Senna", comentou. Quem também não se aventura pelas pistas novas é o comerciante Roberto Nicoletti, que faz entregas no entorno da Marginal. "Preciso sair para os bairros com facilidade. Nem entro para não errar."Procurada, a Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa), responsável pela contratação da obra de ampliação da Marginal, não se manifestou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.