Morador de rua com feira pagará 50% menos IPTU em Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos vai dar 50% de desconto no IPTU 2011 a 1.253 imóveis - residenciais e comerciais - localizados em vias com feiras livres. Entre as justificativas estão o barulho, o mau cheiro, o trânsito interditado e outros transtornos trazidos pelas feiras. "Todo mundo gosta delas, mas na rua do vizinho. O desconto é uma maneira de compensar algum tipo de transtorno", afirma o prefeito Sebastião Almeida (PT).

Márcio Pinho, O Estado de S.Paulo

07 Janeiro 2011 | 00h00

A mudança foi aprovada pelo arquiteto Renato de Camargo, de 22 anos, que reside na Rua Tapajós e todos os domingos tem de conviver com um forte cheiro de peixe da barraca na frente de casa. "Se eu pudesse escolher, pagaria o IPTU inteiro para não ter a feira como vizinha. Mas, já que não posso, acho que o desconto é uma compensação."

O aumento de imposto deste ano na cidade foi de 5,96%, acima da inflação de 5,63% até novembro medida pelo IPCA e 0,5% menor que o de 2010.

Para 2012, outra mudança em Guarulhos será o IPTU Verde. Poderão solicitar desconto de até 5% imóveis que investirem em aquecimento solar, captação de água de chuva, reúso de água, coleta seletiva, árvores na calçada, quintal de gramado ou terra, entre outras iniciativas. Os interessados deverão comparecer a postos de atendimento da prefeitura para solicitar vistoria, ainda em 2011. O projeto é semelhante ao adotado há cerca de quatro anos em São Carlos, no interior paulista.

A Prefeitura de Santo André anunciou ontem que, pelo 5.º ano seguido, dará desconto de 15% para quem pagar o IPTU à vista. Em São Paulo, o desconto é de 6%.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.