Metrô: Tamanduateí e Vila Prudente até as 21h

A partir de amanhã, as Estações Tamanduateí e Vila Prudente, da Linha 2-Verde do Metrô, funcionarão das 4h40 às 21h. Até hoje, as paradas inauguradas entre agosto e setembro do ano passado ficarão abertas entre 8h e 17h. Com a mudança, os usuários serão atendidos nos horários de pico. Depois da ampliação do horário, o serviço Ponte Orca entre as Estações Tamanduateí e Sacomã será desativado. A medida foi anunciada ontem e ainda não há previsão para o funcionamento até a meia-noite.

Cristiane Bomfim, O Estado de S.Paulo

18 Março 2011 | 00h00

De acordo com o Metrô, a abertura das paradas até a meia-noite ainda não pode ocorrer porque "restam 300 horas de testes a serem executados no novo sistema de sinalização". As verificações são feitas depois das 21h e até a meia-noite, quando tem início a manutenção das linhas.

"Já era hora de aumentar o horário de abertura. Não vou mais sair correndo do trabalho para pegar o metrô ou ter de andar até a Estação Sacomã", afirma a técnica de laboratório Caroline Esteves Gomes, de 20 anos. Ela mora perto da Estação Tamanduateí e conta que teve de ajustar seus horários ao de abertura do metrô.

A maioria dos usuários da Estação Tamanduateí tem como alternativa, no horário em que ela está fechada, a estação de trem de mesmo nome, o terminal ou a Estação Sacomã. "É muito melhor ter uma estação que funcione no horário que você precisa perto de casa, pena que isso vai demorar aqui", reclama o pedreiro Renato Vieira, de 18 anos. Ele diz que perdeu a conta de quantas vezes deu de cara com a estação fechada.

Com o funcionamento em horário de pico, o índice de ocupação dos trens do metrô na Linha 2-Verde deve piorar. Hoje, chega a 5,9 passageiros por m². O aceitável é de 6 usuários por m². Essa foi a linha que teve o maior aumento de passageiros, segundo o Metrô, no primeiro semestre de 2010.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.