Metrô e CPTM vão operar ininterruptamente durante o Réveillon em SP

Medida objetiva transportar o público que participará da festa da virada na Avenida Paulista

estadão.com.br,

27 Dezembro 2011 | 15h38

SÃO PAULO - A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos informou que as  principais linhas do Metrô e da CPTM  vão operar ininterruptamente na virada do sábado, dia 31 de dezembro, e durante a madrugada de domingo, dia 1º de janeiro. A medida é para transportar o público que participará da festa do Réveillon na Avenida Paulista. A circulação dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU não terá alterações.

Metrô

Na virada do ano, a circulação de trens nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) será contínua durante toda a madrugada. Na Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), o horário de funcionamento das estações não sofrerá mudanças, fechando à meia-noite do dia 31 e reabrindo às 4h40 do dia 1º.

A estação Trianon/Masp irá operar até às duas horas da manhã. Após esse horário, para atender aos que estiverem no Show da Virada, as estações Paraíso, Brigadeiro e Consolação permanecerão abertas para embarque e desembarque. As demais continuarão em operação somente para desembarque.

Por estratégia de segurança, a estação Trianon/Masp será fechada às 19h30 do dia 31 e reabrirá às 4h40 do dia 1º.

Durante o Réveillon, a frota de trens em operação será reforçada e o contingente de empregados operativos e de segurança aumentado. Por meio de comunicação visual e de mensagens sonoras, os usuários serão orientados sobre os horários de funcionamento e as melhores estações para chegarem ao evento.

No primeiro dia de 2012, as linhas do Metrô voltarão a operar nos horários habituais. As frotas programadas para circular serão equivalentes às utilizadas nos fins de semana.

Na segunda-feira, 2, para atender aos usuários que retornam à capital, a operação terá início às 4h00 nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, por onde desembarca o usuário que chega pelos terminais rodoviários Tietê, Jabaquara e Barra Funda. Na Linha 2-Verde, a operação iniciará um pouco mais cedo: às 4h30. Na Linha 5-Lilás, a abertura das estações ocorrerá no horário normal, às 4h40.

O funcionamento da Linha 4-Amarela (Butantã-Luz), operada pela ViaQuatro, também será ininterrupto na noite de 31. Com exceção da estação Paulista, que ficará aberta para entradas durante a madrugada, as demais estações vão admitir entrada até às 2h, reabrindo às 4h. O desembarque poderá ser feito normalmente em qualquer estação, na madrugada do Réveillon. No dia 2 de janeiro, haverá antecipação do horário de abertura para todas as estações, a partir das 4h.

CPTM

As linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) vão operar ininterruptamente na madrugada do dia 1º, com intervalos de 15 minutos entre as composições.

Até 1h do dia 1º, todas as estações dessas linhas estarão abertas para embarque e desembarque. Após esse horário, o embarque só poderá ser feito nas seguintes estações que fazem integração gratuita com o metrô: Brás, Luz, Pinheiros, Palmeiras/Barra Funda e Tamanduateí. As demais estações do sistema continuarão funcionando somente para desembarque. Em caso de aumento da demanda, a frota de trens será reforçada.

Interdição

A Defesa Civil interditou a circulação de trens nos trechos entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, na Linha 7-Rubi, e entre Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda, na Linha 8-Diamante, em função do risco de desabamento do prédio atingido por incêndio no último dia 22. Os trens prestam serviço normalmente a partir da estação Palmeiras-Barra Funda.

Mais conteúdo sobre:
CPTM Metrô Réveillon

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.