09 de janeiro de 2017 | 10h56
Atualizado 09 de janeiro de 2017 | 12h27
SÃO PAULO - Mesmo com a decisão judicial de suspender os reajustes nas tarifas de trem e metrô anunciados pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), os aumentos entraram em vigor neste domingo, 8, e continuando sendo aplicados nesta segunda-feira, 9.
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse na manhã desta segunda-feira que o Estado ainda não foi notificado sobre a liminar. "Não houve nenhuma notificação. Portanto, não houve nenhuma exigência."
Na sexta-feira, 6, o juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), suspendeu os aumentos de 14,8% nos bilhetes integrados com o ônibus da capital paulista e de até 35,7% nos bilhetes temporais.
Os reajustes foram aplicados para garantir o congelamento da tarifa básica em R$ 3,80, acompanhando a decisão do prefeito João Doria (PSDB) em não dar aumento no preço da passagem na capital.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, reafirmou que as tarifas foram alterados porque não houve notificação da Justiça e indiciou que, caso o aviso ocorra antes do julgamento do recurso, que ainda será apresentado, as empresas serão comunicadas pelo governo sobre o valor das tarifas, voltando aos preços anteriores.
O governo, no entanto, espera que essa medida não seja necessária, pois acredita em julgamento favorável que casse a liminar ainda nesta segunda-feira.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.