Mau tempo faz motorista antecipar volta à capital

Medo de congestionamento também ajudou. Recomendação para hoje é evitar as estradas das 14h às 23h; amanhã, pior horário será das 6h às 12h

Nataly Costa, O Estado de S.Paulo

08 de março de 2011 | 00h00

Após enfrentarem recorde de congestionamento na saída do carnaval - 214 quilômetros, às 18h30 de sexta -, motoristas devem encarar trânsito intenso hoje à tarde e amanhã pela manhã na volta a São Paulo. A boa notícia é que o mau tempo e o medo de enfrentar mais engarrafamentos já fizeram metade dos paulistanos que viajaram antecipar o retorno à capital pelas principais rodovias do Estado.

O pior horário para pegar estrada hoje é entre 14h e 23h - só na Via Dutra, que liga o Rio a São Paulo, a previsão é de 5.700 veículos por hora nesse período. Amanhã, o motorista deve evitar o horário das 6h ao meio-dia.

No litoral norte, a chuva já espantou metade dos turistas de carnaval. Dos 485 mil que saíram de São Paulo pelo corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto rumo às praias, 268 mil voltaram à cidade até as 22 horas de ontem. Pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, circularam neste carnaval menos carros do que o esperado. Eram esperados 890 mil automóveis nas estradas, mas apenas 567 mil viajaram. Do total, 253 mil veículos voltaram a São Paulo até as 22h30 de ontem.

O mesmo ocorreu nas rodovias que levam para o interior. Só o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, que liga São Paulo a cidades como Jundiaí e Ribeirão Preto, recebeu quase 500 mil veículos entre sexta-feira e sábado, mas metade retornou durante a tarde de ontem. A volta antecipada, porém, não causou congestionamento nas principais estradas, que apresentaram pistas livres nos dois sentidos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.