Maternidade fica sem energia e Eletropaulo admite falha

Hospital em Osasco diz que entrou em contato com concessionária 12 vezes até problema ser resolvido. Empresa apura o caso

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Por Paula Felix
Atualização:

SÃO PAULO - Durante cinco horas, o Hospital e Maternidade Amador Aguiar, em Osasco, na Grande São Paulo, ficou completamente sem luz entre tarde de segunda e a madrugada desta terça-feira, 6.

Segundo a prefeitura do município, a unidade ficou sem energia por dez horas, mas seu funcionamento foi mantido com o auxílio de um gerador das 16 às 21 horas, quando o equipamento apresentou problemas e parou de funcionar. A AES Eletropaulo confirma falha no atendimento à ocorrência e diz que apura o caso.

Fachada do Hospital e Maternidade Amador Aguiar em Osasco Foto: Evelson de Freitas/Estadão

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A interrupção do fornecimento de energia ocorreu por volta das 16 horas de segunda, após as fortes chuvas que atingiram a cidade. "A direção do hospital acionou a AES Eletropaulo em diferentes momentos. Foram realizados 12 contatos com a empresa. A energia foi retomada às 2 horas da madrugada desta terça", informou a Secretaria de Saúde do município, por meio de nota.

Durante o período sem energia, dois bebês prematuros com quadro de insuficiência respiratória, que estavam em incubadoras, tiveram de receber ventilação manual. Quatro médicos fizeram o atendimento. As crianças passam bem.

Uma cirurgia foi finalizada quando a unidade estava sem luz e o procedimento não foi prejudicado, segundo a prefeitura. A paciente, uma grávida, também se recupera bem. Uma mulher em trabalho de parto precisou ser transferida para um hospital em Carapicuíba. 

A prefeitura informou que já fez os reparos no gerador danificado e que locou outro equipamento para utilizar caso haja necessidade.

Na tarde desta terça, a vice-presidente da AES Eletropaulo Teresa Vernaglia admitiu que houve problema no atendimento ao caso do hospital. "Das 17 horas até por volta de meia-noite, houve, de fato, 12 contatos do hospital e, neste período, nós tivemos uma falha no nosso processo de atendimento. Isso foi um caso pontual, porque hospitais são prioridade no processo de restabelecimento (de energia)."

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Teresa diz que a falha está sendo apurada. "Estamos investigando por que não conseguimos identificar que era um hospital." A vice-presidente disse ainda que, após ter sido detectado que se tratava de uma unidade hospitalar, a energia foi restabelecida em 55 minutos.

Queixas. Ainda nesta terça, foi realizada uma reunião entre a concessionária e um representante do Procon para discutir as reclamações de pessoas atingidas pela falta de energia elétrica na região metropolitana desde o dia 28 de dezembro.

Apenas entre os dias 29 de dezembro e 5 de janeiro, o Procon recebeu 254 queixas de clientes da concessionária. Em todo o mês de dezembro, foram 67 reclamações por falta de energia, problemas com o SAC e danos e indenizações.

O assessor-chefe do órgão Roberto Dutra informou que a empresa deve ser autuada e multada nas próximas semanas. "Haverá multa, porque foi confirmada a questão da deficiência de resposta ao consumidor. A gente estima que, passado esse período inicial de chuvas dessa semana, já teremos material suficiente para a realização de autuação, possivelmente, na semana que vem ou na seguinte." Sobre a multa, o assessor-chefe diz que o valor pode chegar a R$ 3 milhões.

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A vice-presidente da AES Eletropaulo Teresa Vernaglia disse que a empresa trabalha para o rápido restabelecimento da energia e que toda a equipe está mobilizada para evitar transtornos para os clientes.

"Temos equipes em campo 100% mobilizadas para o restabelecimento de energia, fizemos reforço no atendimento no call-center. É um grupo que está mobilizado desde o início do verão. Não temos mais nenhum cliente do evento (falta de energia), que aconteceu nos dias 29 de dezembro e 1º, sem energia." Segundo Tereza, há 100 mil pessoas sem energia elétrica na região metropolitana desde a última segunda.

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