Mapa da prefeitura do Rio vai orientar ciclistas

50 mil exemplares de guia serão impressos e informações também estarão em aplicativo para celular

ANTONIO PITA / RIO, O Estado de S.Paulo

22 de setembro de 2012 | 03h04

Para orientar os mais de um milhão de usuários do sistema de aluguel de bicicletas e turistas e ciclistas de fim de semana, a prefeitura do Rio lançou ontem um mapa oficial com as ciclovias da cidade. Hoje, há 290 km de rotas exclusivas para bicicletas na capital fluminense e a proposta é chegar até 2014 com 450 km.

O usuário poderá retirar um dos 50 mil exemplares do mapa em hotéis, pontos de informação turística e pela internet. As informações também podem ser acessadas por meio de um aplicativo para celular. O novo mapa é um guia de sobrevivência, com dicas de segurança, legislação do trânsito, opções de serviços ligados aos usuários, como oficinas, lojas e delegacias.

A ideia é que as informações sejam atualizadas nas próximas edições, e para isso a prefeitura vai pedir a contribuição dos usuários das ciclovias.

O objetivo da iniciativa é, além de informar os ciclistas, incentivar novos usuários. A prefeitura espera que a cidade seja, até a conclusão das novas ciclovias, a capital nacional da bicicleta e, para isso, conclui um projeto de expansão do sistema de aluguel.

"A bicicleta é uma alternativa que veio para ficar, e o mapa é também um informativo de comportamento, para as pessoas se sentirem estimuladas", afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Altamirando Moraes.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.