
22 de setembro de 2012 | 03h04
Para orientar os mais de um milhão de usuários do sistema de aluguel de bicicletas e turistas e ciclistas de fim de semana, a prefeitura do Rio lançou ontem um mapa oficial com as ciclovias da cidade. Hoje, há 290 km de rotas exclusivas para bicicletas na capital fluminense e a proposta é chegar até 2014 com 450 km.
O usuário poderá retirar um dos 50 mil exemplares do mapa em hotéis, pontos de informação turística e pela internet. As informações também podem ser acessadas por meio de um aplicativo para celular. O novo mapa é um guia de sobrevivência, com dicas de segurança, legislação do trânsito, opções de serviços ligados aos usuários, como oficinas, lojas e delegacias.
A ideia é que as informações sejam atualizadas nas próximas edições, e para isso a prefeitura vai pedir a contribuição dos usuários das ciclovias.
O objetivo da iniciativa é, além de informar os ciclistas, incentivar novos usuários. A prefeitura espera que a cidade seja, até a conclusão das novas ciclovias, a capital nacional da bicicleta e, para isso, conclui um projeto de expansão do sistema de aluguel.
"A bicicleta é uma alternativa que veio para ficar, e o mapa é também um informativo de comportamento, para as pessoas se sentirem estimuladas", afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Altamirando Moraes.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.