Mais de 24 h depois, Telefonica soluciona problema em SP

Companhia informou, no entanto, que em alguns municípios do interior do Estado a pane ainda persiste

Fabiana Marchezi, estadao.com.br

03 de julho de 2008 | 21h36

Em nota, a Telefônica informou que normalizou, às 20h30 desta quinta-feira, 3 - mais de 24 horas depois que o problema teve início -, o funcionamento de seus serviços de transmissão de dados na capital paulista, assim como nos demais municípios da Grande São Paulo, nas cidades do Vale do Paraíba e do litoral. Porém, o problema persiste em outros municípios do interior do Estado.   Veja também Pane na Telefonica derruba web e pára serviços pelo Estado Problemas na Telefonica chegam ao interior e litoral de SP Telefonica deve reparar danos e descontar valores, diz Idec Celulares da Claro ficam fora do ar por mais de 1 hora Anatel averigua causa da pane na Telefônica, em SP Telefonica deve orientar o consumidor sobre problemas na rede, diz Pro Teste    Segundo a empresa, "às 20h30, mais de 80% dos circuitos que compõem a rede de transmissão de dados para serviços corporativos da Telefonica haviam voltado a funcionar normalmente". A empresa continua trabalhando para apurar as causas precisas da ocorrência técnica e, paralelamente, para colocar em operação plena a totalidade dos circuitos de sua rede de serviços corporativos.   Ainda no comunicado, a Telefônica lamentou e pediu desculpas pelos "transtornos causados" e informou que "permanecerá atualizando a opinião pública com novas informações".   A pane afetou os usuários de internet em grande parte do Estado de São Paulo. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo também confirmou que a rede de comunicação que integra as polícias Civil e Militar, ao Detran, ao Corpo de Bombeiros e à Companhia de Engenharia de Trânsito (CET), por conta da pane, também ficaram fora do 'fora do ar'. Segundo a assessoria da SSP, algumas delegacias fizeram os boletins de ocorrência manualmente. "Cada DP está agindo conforme a decisão dos delegados, não há nenhuma instrução da Secretaria sobre isso", afirmou. Foram afetados ainda a internet do governo do Estado e alguns serviços do Poupatempo.   A Telefônica anunciou no fim da manhã, em nota, que uma "ocorrência técnica em alguns equipamentos está afetando parcialmente sua rede de transmissão de dados" desde a tarde de quarta. A empresa, entretanto, não forneceu detalhes sobre o problema, como a causa dele. "A rede afetada atende a grande empresas privadas e órgãos da administração pública nos âmbitos federal, estadual e municipal", dizia o comunicado.   Segundo informações da rádio CBN, o problema no sistema aconteceu no roteamento de backbone (espinha dorsal, na tradução), a rede principal da Telefonica, por onde passam dados de grandes empresas, governos, e que faz ainda a interligação dos sistemas de grandes cidades e até mesmo outros países.   Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) informou que, devido ao problema, 50% da rede de comunicação do governo (Intragov) ficou indisponível. Segundo o comunicado, a Intragov possui cerca de 12 mil linhas de comunicação fornecidas pela Telefonica, que dão acesso a diferentes sistemas informatizados do governo do Estado.   A São Paulo Transporte (SPTrans) disse que cerca de 6 mil pontos de recarga de Bilhete Único, distrubuídos em terminais de ônibus, estações do Metrô e outros estabelecimentos de comércio, foram afetados em toda a capital, devido ao problema. Segundo a SPTrans, isso representa 8% de todos os pontos de recarga disponíveis na cidade.   Procon   A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) também foi afetada pela pane no sistema de dados da Telefonica. Segundo a assessoria de imprensa, como é o de costume quando acaba a energia ou o sistema interno cai, as reclamações foram registradas todas a mão, através do formulário chamado Escreva Procon.   Nesses formulários, o consumidor descreve o problema que houve com o produto e informa seus dados. Depois, um funcionário do Procon analisa o documento e passa os dados para o sistema informatizado, assim que possível. Após isso, o método é o mesmo: é averiguado o problema, a empresa é notificada e o tomada alguma ação.   O Procon também informou que a Telefonica foi notificada sobre a pane, para prestar esclarecimentos. Agora a empresa tem 24 horas para dizer o que causou o problema no sistema de dados, o dia e a hora que foi detectado, quem e quantos são os afetados. Além disso, o Procon também solicitou que a Telefonica informe quais serão as providências tomadas para reparação do problema e dos usuários.   (Com Agência Estado, Elvis Pereira, Giuliana Vallone e Ítalo Reis, do estadao.com.br) 

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