Lojas da 25 são multadas por falta de selo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) autuou ontem seis lojas por comercialização de brinquedos sem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Solange Spigliatti, O Estado de S.Paulo

29 de setembro de 2010 | 00h00

A Operação Dia das Crianças foi realizada em 35 lojas da Rua 25 de Março, região central, no Shopping Ibirapuera, zona sul, na Vila Formosa, zona leste, e no centro de Osasco.

Foram examinados 51.227 produtos, incluindo brinquedos, bicicletas infantis e dispositivos de transporte de crianças (cadeirinha, bebê-conforto e assento de elevação). Do total, 227 não tinham selo do Inmetro. Foram autuadas duas lojas da 25 de Março, uma de Osasco e três do Shopping Ibirapuera.

"Brinquedos não certificados pelo Inmetro têm de estar fora das gôndolas. O consumidor precisa estar ciente de que representam riscos à segurança e à saúde das crianças", explica o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

As empresas autuadas têm dez dias para se defender no Departamento de Análise e Gestão de Processos do Ipem, que definirá multa de R$ 100 a R$ 50 mil.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.