Localização da Sé foi escolhida por cacique

Bem antes da atual Catedral da Sé, no centro paulistano, existia ali a "velha Sé", construída em 1745. A cidade era então pequena e o centro, marcado pela confluência de três vias principais, o "triângulo de São Paulo", formado pelas Ruas São Bento, 15 de Novembro e Direita. A antiga catedral ficava no vértice dessas três ruas - localização escolhida pelo cacique Tibiriçá. Já a região era frequentada pela aristocracia, que fazia reuniões festivas no local.

O Estado de S.Paulo

21 de dezembro de 2012 | 02h07

A antiga Sé era tipicamente do tempo da colonização portuguesa: a fachada era semelhante à de uma casa comum, porém mais rica, com uma grande porta na entrada e três janelas na parte superior.

A nova catedral começou a ser construída em 1913. O Estado noticiou o lançamento da pedra fundamental no dia 6 de julho. "A nova cathedral deve ser eregida no mesmo local da antiga igreja demolida, sendo apenas recuado o alinhamento de sua fachada principal de modo a coincidir com o da travessa da Sé." Após quatro décadas, em 25 de janeiro de 1954, ela foi finalmente inaugurada. A construção atual chegou ao fim só após obras de restauro, de 1999 a 2002. / ROSE SACONI

História: Antiga catedral de arquitetura portuguesa, construída em 1745, foi demolida para dar lugar à atual

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.