Livro resgata os 120 anos da Paulista

Imagens históricas da via mais famosa de São Paulo fazem parte da obra, que será lançada hoje

O Estado de S.Paulo

12 Julho 2012 | 03h04

Os 120 anos de história da Avenida Paulista, na região central, viraram livro. A publicação, que reúne imagens antigas da via mais famosa de São Paulo, será lançada hoje à tarde na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em evento organizado pela Associação Paulista Viva.

O livro já pode ser comprado em sites de livrarias por valores entre R$ 84 e R$ 120. A pesquisa é de Cláudia Fonseca e os textos são do jornalista Angelo Iacocca. A maior parte do material, no entanto, é formada por fotos antigas da avenida.

"A Paulista fez aniversário no fim do ano e notamos que faltava um livro atual para contar sua história", diz o presidente da associação, Antônio Carlos Franchini. "Reunimos fotos de arquivos de jornais e fontes oficiais para dar um panorama ao leitor do que aconteceu nos últimos anos."

Inaugurada em 8 de dezembro de 1891, a Paulista foi projetada pelo engenheiro Joaquim Eugênio de Lima. No início, foi o endereço de barões do café e imigrantes que fizeram fortuna. Ao longo dos anos, as mansões deram lugar a prédios comerciais e residenciais. "Hoje, a Paulista é uma avenida diversificada. É sede de grandes organizações empresariais, bancos, tem uma vida cultural efervescente. É o grande símbolo da cidade." / TIAGO DANTAS

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.