23 de maio de 2012 | 03h06
A operação será interrompida por partes e, durante as obras, os passageiros poderão pegar ônibus gratuitos para completar o trajeto. De 27 de maio a 10 de junho e no dia 5 de agosto, não circulam trens entre as Estações Júlio Prestes e Presidente Altino aos domingos.
Em 17 de junho, a operação será suspensa entre Itapevi e Carapicuíba. Em 24 de junho e 1.º de julho, o trecho entre Itapevi e Santa Terezinha ficará sem trens. Nos dias 8 e 15 de julho, o serviço será interrompido entre Presidente Altino e Carapicuíba. De 22 a 29 de julho, as obras paralisam a circulação entre Carapicuíba e Santa Terezinha. De 12 a 26 de agosto, as intervenções ainda serão definidas.
A companhia afirma ser preciso interromper parcialmente a circulação de trens para acelerar as obras - que só serão concluídas mesmo em "meados do ano que vem", segundo o presidente da CPTM, Mario Bandeira.
O principal da modernização será na rede aérea e nas subestações de energia - grande parte das mais de 50 panes no sistema registradas neste ano se deu por sobrecarga nesses dois pontos da rede.
"Vamos trocar a tecnologia da rede área, que tem 30, 40 anos de uso. Hoje temos mais trens, circulando com menor intervalo de tempo, o que exige mais potência da rede do que quando os trens passavam de 15 em 15 minutos", diz Bandeira.
Até 2015, o governo promete trocar toda a frota de trens por carros mais modernos. As próximas linhas a receberem obras serão a 7-Rubi e a 12-Safira. / NATALY COSTA
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.