Linha 1 do Metrô nasceu nos anos 1970

O dia 14 de setembro de 1974 foi o início da operação comercial da primeira linha do Metrô de São Paulo, então chamada Norte-Sul. A construção da Linha 1-Azul, que à época compreendia o trecho entre as Estações Jabaquara e Vila Mariana, começou quando Abreu Sodré era governador do Estado.

O Estado de S.Paulo

27 Novembro 2011 | 03h01

Sodré foi o primeiro governador a ser eleito indiretamente, durante o período da ditadura militar brasileira. Governou de 1967 a 1971.

Quem entregou a obra pronta em 1974, porém, foi Laudo Natel, no segundo período como governador - a primeira gestão de Natel foi anterior à de Sodré. Quinze dias antes do término de seu mandato, mais especificamente em 1.º de março de 1975, Natel entregou um segundo trecho da linha, ligando a Vila Mariana à Liberdade.

A inauguração do trecho entre Liberdade e Santana, bem como a maior estação construída até então, a da Sé, ficou a cargo do terceiro governador eleito indiretamente pelo regime militar: Paulo Egydio Martins. A extensão até o Tucuruvi foi entregue somente em 1998, no primeiro mandato do governador Mário Covas.

O projeto completo da Linha 1-Azul, desenvolvido nos anos 1980, incluía uma estação no Jaçanã, zona norte, e um trólebus para ligá-la ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Esse projeto não foi entregue. Hoje, a Linha 1-Azul tem 23 estações e 20,2 quilômetros.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.