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Liberada 1ª ''brecha'' na Cidade Limpa

Edifício Guinle conseguiu o direito de instalar publicidade em sua fachada durante restauro

Por Vitor Hugo Brandalise
Atualização:

Em reforma desde fevereiro, o histórico Edifício Guinle, na Rua Direita, conseguiu ontem o direito de instalar publicidade na fachada enquanto durarem as obras. Será o primeiro prédio da capital a ter anúncio durante restauro após entrada em vigor da Lei Cidade Limpa.A instalação da tela de proteção "personalizada" foi autorizada ontem pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico de São Paulo (Conpresp). Com a decisão, o Guinle passa à frente do Edifício Copan, que tenta aprovação para esse tipo de patrocínio desde o ano passado.O patrocinador da reforma - a Mundial Calçados, que também é propriedade do dono do prédio - foi autorizado a exibir sua logomarca em um espaço de um metro quadrado na altura do primeiro andar. Além de logotipo e os dizeres "Trabalhando pela preservação do nosso patrimônio", a tela de 36 metros de altura que cobrirá o Guinle reproduzirá toda a fachada do edifício, construído entre 1913 e 1916. A tela será instalada na semana que vem."Essa primeira marca a se beneficiar da lei certamente contribuiu para divulgar a legislação desse tipo de anúncio", disse Regina Monteiro, presidente da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) da Prefeitura. "É um bom exemplo para prédios do centro antigo que buscam reformar sua fachada e não encontram meios."A exposição de anúncio em fachadas de prédios tombados ou "de relevância e interesse público" é prevista no artigo 50 da Lei Cidade Limpa, em vigor desde 2007. A medida foi regulamentada em 29 de dezembro e autoriza cooperação com a iniciativa privada para melhorias urbanas e conservação de prédios.Sobre o Copan, o outro edifício histórico que continua na fila pela autorização de publicidade na fachada durante o restauro, Regina diz que se trata de "um pedido mais complexo, porque envolve restauro de R$ 30 milhões e os interessados ainda não apresentaram detalhes do projeto". Iluminação na fachada para que os anúncios apareçam também à noite é um dos pedidos sob análise para o Copan.

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