PUBLICIDADE

Largos São Francisco e Paiçandu ganham intervenções urbanas

Ambos receberão feiras gastronômicas, paraciclos, sanitários e bancos; iniciativa visa a promover uso mais intenso dos espaços

Foto do author Adriana Ferraz
Por Adriana Ferraz
Atualização:

SÃO PAULO - A gestão Fernando Haddad (PT) inicia nesta sexta-feira, 26, um conjunto de intervenções urbanas nos largos São Francisco e Paiçandu. Ambos os endereços do centro da cidade receberão, nos próximos dois meses, novos equipamentos públicos, como paraciclos para estacionamento de bicicletas, banheiros, bancos, aparelhos de ginástica e até decks de madeira com guarda-sol e cadeira de praia. 

A proposta faz parte do projeto "centro aberto", iniciativa que visa a promover o uso mais intenso dos espaços públicos, especialmente na região central. Para atrair a população, ambos os largos terão uma programação especial de atividades, com feira gastronômica, shows musicais, cinema ao ar livre e karaokê grátis. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, que teve consultoria do escritório dinamarquês Gehl Architects.

Prefeitura afirma que o projeto estabelece canal de diálogo entre sociedade civil, técnicos, gestores e todos aqueles que se relacionam com os espaços Foto: Hélvio Romero/Estadão

PUBLICIDADE

De acordo com a secretaria, os espaços foram adaptados para receber diferentes manifestações, usos e vontades que cada cidadão tem ao se utilizar da cidade. Além da transformação física, a Prefeitura afirma que o projeto estabelece um canal de diálogo entre a sociedade civil, técnicos, gestores urbanos e todos aqueles que se relacionam com os espaços escolhidos inicialmente.

Os resultados obtidos nesse projeto-piloto deverão ser aperfeiçoados antes de serem testados em outros endereços da cidade, como a Praça do Ouvidor e a Avenida São João. A secretaria ainda estuda, desde o ano passado, propostas de requalificação do Vale do Anhangabaú. A ideia, ainda em desenvolvimento, prevê novos modelos de mobiliário urbano e iluminação, além de quiosques e áreas para shows.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.