Kassab vai regular uso de bike elétrica

CET faz estudo para evitar polêmica do Rio sobre tipo do veículo: moto ou bicicleta

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Por Redação
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Após a polêmica com um ocupante de uma bicicleta elétrica multado pela lei seca no Rio, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) anunciou ontem que vai estabelecer regras para o uso desse modelo de veículo em São Paulo. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que desenvolve estudo detalhado para uma regulamentação.A CET vai definir se esse veículo se enquadra na categoria de bicicletas, que dispensa placas, ou de motocicleta, que prevê curso teórico e prático de direção, carteira de habilitação e emplacamento. No Rio, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) optou pela primeira opção.Enquanto o poder público decide, o uso das bikes elétricas só cresce. Gerente de uma rede que vende o veículo, Henrique Sales afirma que o mercado teve um crescimento de 500% desde o ano passado e que, atualmente, vende entre 60 e 70 unidades por mês em São Paulo. "Em nossas lojas, temos na grande maioria pessoas com idade entre 30 e 45 anos que veem no motor elétrico uma solução para se locomover até o trabalho sem suar."O diretor de Marketing Flávio Carrera, de 34 anos, vendeu o carro e comprou uma bike elétrica em julho do ano passado. "Não tinha mais paciência para ficar no trânsito. Precisava de uma alternativa mais rápida e prática. O custo para manter o carro é muito alto." Hoje, ele circula cerca de 60 quilômetros por semana de casa para o trabalho com gasto praticamente zero.Moradora dos Jardins, a relações-públicas Carolina Althaler, de 24 anos, adotou esse tipo de bicicleta para ir para o trabalho diariamente. Ela diz que chama a atenção das pessoas quando se desloca pelas ruas com a bike. "Pelo menos umas dez pessoas por dia vêm falar comigo para saber o que é, porque é diferente."Fim da polêmica. O comando da Operação Lei Seca do Rio decidiu ontem que seguirá a regulamentação da prefeitura de não multar. A decisão contraria o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Para o presidente da Comissão de Direito Viário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB -SP), Maurício Jannuzi, o decreto municipal é inconstitucional. "O município não pode legislar sobre trânsito." /ANTONIO PITA, ARTUR RODRIGUES, WILLIAM CARDOSO e CAMILA BRUNELLI

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