
06 de maio de 2010 | 12h50
SÃO PAULO - O prefeito Gilberto Kassab anunciou na manhã desta quinta-feira, 6, o plano que prevê a demolição do Elevado Costa e Silva, popularmente chamado de Minhocão.
Veja também:
Você é favorável à demolição do Minhocão?
Em 1993, Erundina propôs demolição pela 1ª vez
Plano viário não sai do papel na Água Branca
Prefeitura lança plano para adensar regiões de São Paulo ainda vazias
As medidas fazem parte das três novas operações urbanas anunciadas na semana passada, que buscam adensar áreas e incentivar o mercado imobiliário, principalmente nas regiões próximas a ferrovias, redefinindo a ocupação dos espaços urbanos.
Com a venda de potencial construtivo para os novos empreendimentos, a Prefeitura quer derrubar o Minhocão e abrir uma nova via estrutural de 12 km sobre a linha de trem entre os dois bairros - a ferrovia se tornaria subterrânea. No entanto, não há nem prazo nem custo estimado para essas obras. A única data divulgada pela Prefeitura é concluir até setembro de 2011 é o plano de trabalho dessas ações. Fora isso, Kassab também quer eliminar o Terminal Barra Funda, transferindo os serviços de transporte para a Lapa.
Para a Prefeitura, com a demolição do Elevado, a nova via expressa, onde hoje é uma ferrovia, vai amenizar impactos no trânsito e revitalizar a região. O Minhocão é considerado um dos responsáveis pela degradação do Centro, que concentra moradores de rua e usuários de droga. Além disso, o trânsito e a poluição visual também são fatores que contribuem para a depreciação do local.
Encontrou algum erro? Entre em contato