Justiça venezuelana suspende cassação da licença da RCTV

O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela ordenou  a suspensão da medida que estabelecia a cassação da licença de transmissão do canal de TV por assinatura (cabo) da Radio Caracas Televisão (RCTV), à meia-noite desta quarta-feira.O governo vevezuelano havia estabelecido o prazo atté esta quarta-feira  para a emissora se regiistrar como ''produtora nacional'', o que  obrigaria a RCTV a obedecer a todas as regras criadas pelo governo para o setor e transmitir os discursos feitos pelo presidente Hugo Chávez em cadeia nacional - algo que a emissora vinha se recusando a fazer desde que começou a veicular sua programação por cabo, no dia 16.No ar desde 1953, a RCTV era a única emissora de alcance nacional que se mantinha na oposição ao presidente Chávez. No dia 27 de maio, porém, ela foi removida do Canal 2 da TV aberta porque o governo se negou a renovar sua concessão. Ao começar a transmitir por cabo, a emissora mudou sua sede para Miami, ampliou seu sinal para o Caribe, Aruba, Bonaire e Trinidad e Tobago e passou a se apresentar como ''RCTV Internacional''. Com isso, seus diretores começaram a exigir o status de ''''produtora de audiovisual internacional'', o que permitiria à emissora escapar da obrigação de transmitir as mensagens presidennciais.

01 de agosto de 2007 | 20h16

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.