Juiz dá 72 horas para CET explicar redução de limites nas marginais
Caso contrário, magistrado afirma, em despacho, que tomará como verdade apontamentos da OAB contra mudanças
Por e Edison Veiga
Atualização:
SÃO PAULO - O juiz Kenichi Koyama, da 11.ª Vara da Fazenda Pública da capital, decidiu nesta quinta-feira, 23, dar prazo de 72 horas para a Prefeitura se manifestar sobre a representação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção São Paulo, contra a redução das velocidades nas Marginais do Tietê e do Pinheiros.
"Não sendo contestada a ação, presumir-se-ão verdadeiros os fatos articulados pelo(a) requerente”, afirma o juiz, em seu despacho.
Trânsito na Marginal do Tietê e do Pinheiros
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1ª manhã de velocidade reduzida nas vias tem menos lentidão
Nesta segunda-feira, 20, houve entre 23,4 e 59,8 quilômetros de lentidão nas vias monitoradas pela CET no horário de pico da manhã, que vai das 7h às ... Foto: Werther Santana/EstadãoMais
1ª manhã de velocidade reduzida nas vias tem menos lentidão
Trânsito na pista expressa da Marginal do Tietê, sentido Rodovia Castelo Branco, na altura da Ponte Governador Eurestes Quércia, conhecida como Estaia... Foto: Werther Santana/EstadãoMais
1ª manhã de velocidade reduzida nas vias tem menos lentidão
A redução da velocidade nas Marginais é uma tentativa da Prefeitura de São Paulo de diminuir a quantidade de mortos e feridos no trânsito Foto: Werther Santana/Estadão
1ª manhã de velocidade reduzida nas vias tem menos lentidão
Em 2014, as Marginais registraram total de 1.180 acidentes, deixando 1.399 feridos e outros 73 mortos Foto: Werther Santana/Estadão
1ª manhã de velocidade reduzida nas vias tem menos lentidão
Nesta primeira manhã de redução de velocidade, os motoristas estavam divididos sobre os novos limites nas Marginais Foto: Werther Santana/Estadão
1ª manhã de velocidade reduzida nas vias tem menos lentidão
A reportagem do 'Estado' rodou as Marginais entre a Ponte do Limão, na zona norte, e a Ponte João Dias, na zona sul Foto: Werther Santana/Estadão
1ª manhã de velocidade reduzida nas vias tem menos lentidão
Apesar da velocidade reduzida, o tráfego fluía bem Foto: Werther Santana/Estadão
1ª manhã de velocidade reduzida nas vias tem menos lentidão
O carro da equipe manteve os 70 km/h na pista expressa e não foi ultrpassado por motoristas de carro em alta velocidade Foto: Werther Santana/Estadão
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Na ação, a OAB afirma que haverá “caos” no trânsito se a velocidade for mantida em 50 km/h nas pistas locais, 60 km/h nas centrais e 70 km/h nas expressas, “sobretudo a partir de agosto de 2015, com o retorno das atividades escolares”. A representação vê ainda riscos à segurança pública, com maior exposição de motoristas a assaltantes e impactos que vão além da cidade de São Paulo.
A redução de velocidade foi adotada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na segunda-feira passada com o objetivo principal de reduzir acidentes e mortes nas Marginais – seguindo consenso de engenheiros de tráfego sobre a relação entre velocidade dos veículos e gravidade das colisões.
As Marginais tiveram 73 mortes em acidentes e atropelamentos no ano passado. Nos bairros do centro da cidade em que foram criadas as “zonas 40”, com 40 km/h de limite, as mortes caíram 71%.