
01 de dezembro de 2010 | 00h00
As impressionantes imagens do alto da Serra da Misericórdia feitas pela TV Globo na quinta-feira passada serviram de base ao inventor, o publicitário Neca Boullosa, diretor da Pindorama Games. Ele jura que não teve a intenção de induzir ninguém à violência. "O game é um instrumento de discussão."
De Salvador, ele acompanhou a repercussão da gravação, feita do helicóptero da Globo. "As pessoas ficaram chocadas. Nos fóruns da internet, só se falava disso. Tive a ideia de não colocar um objetivo no jogo. O jogo não tem fim porque o conflito não tem fim. Você não ganha pontos nem muda de nível se matar mais", explica.
"A discussão está proposta: e agora, com a arma na mão, você atira ou não? A maioria esmagadora está vendo o jogo como uma catarse." A apresentação do jogo (www.kongregate.com/games/pindorama/fuga-da-vila-cruzeiro) é cautelosa: "O objetivo deste jogo não é matar os traficantes, tampouco deixá-los fugir. É apenas retratar aquele momento e dar a você a oportunidade de decidir."
Em inglês, um internauta diz: "Esse jogo não precisa de um objetivo. Só precisa ser divertido!!! Algo que você viu na TV e imagina como seria com um final diferente." Outro, também em inglês, critica: "A pressa em fazer esse jogo fez com que fosse chato e sem sentido." Em português, um ri: "Que coisa comédia."
No Twitter e no Facebook, o jogo foi dos assuntos mais comentados ontem.
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