Jato sofre pane, derrapa na pista e cai na Baía de Guanabara

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga a pane que provocou a queda da aeronave Learjet 55, da Ocean Air, prefixo PTL-XO, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio, na manhã de ontem. Segundo a empresa, o avião seguia para o Aeroporto do Galeão, mas, por causa da falha, tentou voltar para a pista. Após o pouso, o jatinho deslizou por 150 metros e caiu na Baía de Guanabara. Nenhum dos três tripulantes se feriu.

Pedro Dantas / RIO, O Estado de S.Paulo

13 de agosto de 2010 | 00h00

A Assessoria de Imprensa da apresentadora Xuxa Meneghel disse que a aeronave acidentada a levaria para o Recife, onde participaria de um desfile. A Ocean Air informou que disponibiliza várias aeronaves e nada indica que o jato levaria Xuxa.

O acidente aconteceu às 9h16. "Nós fomos acionados pela Capitania dos Portos para prestar socorro. Quando chegamos, os tripulantes estavam tranquilos. Amarramos o avião às pedras para não afundar", disse Fábio Clébio, de 42 anos, piloto de uma lancha de táxi marítimo.

De acordo com testemunhas, o piloto ainda tentou uma meia-volta com uma freada, mas não foi possível conter a aeronave.

O aeroporto foi fechado e todos os voos, transferidos para o Tom Jobim. Longas filas foram formadas pelos passageiros para embarcar nos táxis disponibilizados pelas companhias aéreas. "Estávamos dentro da aeronave, o piloto voltou e disse que estávamos retornando por problemas operacionais", contou o biomédico José Caetano de Pádua.

Em nota, a Infraero informou que o Santos Dumont ficou fechado por 1h14. Mas, após esse período, só a pista auxiliar foi reaberta. O cantor Cauby Peixoto teve o voo transferido de aeroporto. "Acho que vai ficar tudo bem. Vamos pegar um táxi", disse o artista. Às 15h, o aeroporto voltou a fechar para pouso para que fosse feito o resgate da aeronave. Até o fim da tarde, mais de 50 voos foram cancelados.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.