
20 de agosto de 2012 | 03h01
A iniciativa é semelhante à existente na Chácara Klabin, também na zona sul. Ali, as ruas são vigiadas por câmera de segurança instalada na base na Praça Manuel Pedro Pimentel.
A vontade de trazer uma estrutura fixa para os Jardins começou a aumentar no ano passado, quando o diretor da AME Jardins, João Maradei, a convite do então comandante da PM, coronel Álvaro Camilo, foi visitar a base da Chácara Klabin. "Voltei de lá com essa ideia e começamos a procurar recurso para a base se tornar realidade. Aqui temos shoppings, agências bancárias e lojas de decoração, passa muita gente."
Segundo Maradei, o primeiro passo foi dado recentemente, quando a corporação aprovou a proposta. "Agora, a própria PM é que deve solicitar licença na Prefeitura para o uso da Praça Luiz Carlos Paraná, onde a nova base será construída", diz.
No local, a intenção é que três PMs trabalhem por turno. Uma das câmeras tem endereço certo: será na Avenida Brasil. "A nossa preocupação é prevenir crimes como roubo a pedestres."
Quando ficar pronta, a estrutura "terá estilo". Segundo Maradei, as primeiras "pinceladas" foram dadas pelo arquiteto Ruy Ohtake. "Ele topou nos ajudar gratuitamente."
A expectativa é positiva. Para Camilo Cristofaro, presidente da Associação de Moradores da Chácara Klabin, a criminalidade no bairro caiu significativamente. "O crime aqui é zero", diz.
Aprovação. O capitão Cleodato Moisés, porta-voz da PM, confirmou na quinta-feira que a corporação aceitou a proposta. "Mas a Prefeitura será consultada", afirma. A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras informou que até sexta-feira não havia recebido pedido.
Nas estatísticas da Secretaria da Segurança Pública, até junho, o 15.º DP (Itaim-Bibi) registrou 791 roubos e 1.649 furtos. No 14.º DP (Pinheiros), foram 867 roubos e 2.380 furtos. Essas duas delegacias respondem pela região.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.