Jamal é o nome de filhote de girafa

Zoológico de São Paulo realizou concurso para batizar filhote que nasceu no mês passado

Silvia Song, O Estado de S.Paulo

17 Março 2011 | 00h00

Depois de duas semanas de votação, o Zoológico de São Paulo anunciou ontem o nome escolhido pelo público para o filhote recém-nascido de Mel e Palito, o casal de girafas que chegou em 2007 ao parque: Jamal. A eleição foi uma das atrações do 53.º aniversário do zoológico, comemorado neste mês.

Jamal nasceu na madrugada de 4 de fevereiro, com 50 quilos e 2 metros de altura. Agora, com 41 dias, já pesa 70 kg. "Até os três meses, ele se alimentará apenas com leite materno. A partir daí, começamos a acrescentar pequenas porções de folhas, mas Jamal mostra que come muito bem", explica Thiago Toshio Leite, educador ambiental do parque.

O concurso recebeu mais de 155 mil votos, angariados pela internet e em uma urna que foi instalada no zoológico. As pessoas tinham de escolher entre cinco opções de nomes, todos de origem africana e ligados a características do animal: Rafiki (amigo), Baakir (primogênito), Chikosi (pescoço), Jamal (elegante) e Zaki (virtuoso). Na disputa, estava ainda Melman (nome da girafa do filme Madagascar). O vencedor teve 47.003 votos e o segundo colocado, Melman, 31.344.

A estagiária de enfermagem Mônica da Silva Fernandes Brouwpr foi uma das pessoas que participaram da votação. "A letra "J" me lembra uma girafa. Não tinha como escolher outra opção."

O resultado não agradou a todos. Para Maristela Bernardi, mãe de Sofia, de 8 anos, a escolha deveria ter sido diferente. Em sua opinião, se o nome fosse Melman, mais crianças se interessariam em aprender sobre as girafas. A secretária Bárbara Aires, de 27, não gostou nem das opções. "Acho que os animais deveriam ser batizados com nomes brasileiros. Por que não colocar, por exemplo, Zé Pescoço?"

Programação. A comemoração do aniversário do zoo continua até o fim de semana. A expectativa é que seus 3,2 mil animais recebam a visita de aproximadamente 30 mil pessoas até domingo. Para tanto, o parque está oferecendo atrações, como a exposição Animais e Origami, que ocorre das 10 às 16 horas até o fim de semana, e a apresentação teatral O Turista e a Onça-pintada, programada para os dias 19 e 20, das 11 às 14 horas.

Serviço

ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO. AVENIDA MIGUEL STÉFANO, 4.241, ÁGUA FUNDA. ABERTO DE TERÇA A DOMINGO, DAS 9H ÀS 17H (A BILHETERIA FECHA ÀS 16H). INGRESSOS: R$ 16 (ADULTOS OU CRIANÇAS ACIMA DE 12 ANOS), R$ 6 (DE 5 A 12 ANOS) E GRÁTIS ATÉ 4 ANOS.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.