''Já tomei susto. Quando fui ver, tinha R$ 2 mil de conta''

Morador da Vila Madalena, o procurador de Justiça Gilberto Lopes, de 53 anos, não vê o menor problema em pagar depois. Ao contrário, tornou-se um profissional da prática: tem conta na banca de jornal, em bares e restaurantes, no cabeleireiro e até com taxistas mais chegados. "No açougue também sou freguês de caderneta, acerto por mês", explica. "Gosto de estar em lugares onde as pessoas me conhecem pelo nome. O atendimento fica mais próximo e isso tem tudo a ver com meu perfil. Nasci em Penápolis e aqui na Vila é como se eu estivesse no interior, onde as pessoas têm essa relação mais próxima."

Ana Bizzotto, O Estado de S.Paulo

28 de junho de 2010 | 00h00

Seus filhos também costumam frequentar esses locais e consumir fiado na sua conta. "Eles se aproveitam do meu prestígio", brinca Lopes, que já virou até nome de tira-gosto no bar Piratininga, o provolone à Giba. "Lá, quase todo prato leva o nome de um cliente mais assíduo."

Esquecidinho. Três noites por semana, Lopes costuma tomar vinho no restaurante argentino Che Barbaro. "Temos um caderninho só para as penduras dele e de outro cliente que trabalha na rua e almoça aqui quase todo dia", conta o gerente do Che Barbaro, Felipe Leite. "Para nós, é ótimo. São clientes fiéis, que vêm sempre."

O procurador garante que não deixa de pagar nenhuma conta, mas admite ser meio esquecido. "Se demoro muito, eles me dão um toque. Uma vez tomei um susto. Um dos lugares não me avisou e, quando fui ver, a conta já estava em R$ 2 mil", lembra. "Tenho de tomar cuidado para não perder o controle."

Serviço

SINHÁ: RUA ANTÔNIO BICUDO, 25, PINHEIROS. TEL: 3081-4627. LA CASSEROLE: LARGO DO AROUCHE, 346, CENTRO. TEL: 3331-6283. CHE BARBARO: RUA HARMONIA, 277, VILA MADALENA. TEL: 2691-7628. TENDA DO NILO: RUA CEL. OSCAR PORTO, 638, PARAÍSO. TEL: 3885-0460 (REABRE DIA 20). PIRATININGA: RUA WISARD, 149. TEL: 3032-9775

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.