IPVA começa em 8 de janeiro em São Paulo

Agenda para pagamento de imposto de veículos segue até o dia 23 de março

Agência Estado,

23 de outubro de 2009 | 09h23

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo definiu o calendário para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O primeiro dia de vencimento será 8 de janeiro para os veículos de placa de final 1 e seguirá até 23 de março (para quem tem veículos com placa de final 0 e for parcelar o valor em três vezes).

 

Veja também:

especialEntenda como é feito o cálculo do IPVA e veja agenda

 

Assim como nos anos anteriores, o desconto para quem optar por pagar integralmente o imposto em janeiro será de 3%. Os veículos novos terão o mesmo desconto, desde que o pagamento seja feito em cinco dias úteis até a emissão da nota fiscal.

O calendário para o pagamento da taxa integral ou da primeira parcela será entre 8 e 21 de janeiro, variando respectivamente com o final da placa. A última data será o vencimento para os veículos de final 0. O pagamento também poderá ser feito integralmente em fevereiro, mas sem os descontos sobre o valor final. Para os veículos de carga, o pagamento integral pode ser feito até 15 de abril.

Nos casos de parcelamento, os vencimentos em fevereiro e março vão começar dia 10 e seguem até 26 de fevereiro e 23 de março. Os vencimentos para veículos de carga serão em março (mesmo calendário dos demais veículos) e as outras parcelas em 15 de junho e 15 de setembro.

A Fazenda afirma que está em fase final de tabulação dos dados enviados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que servem como base para o cálculo do valor venal dos veículos e, consequentemente, do imposto. A pasta afirma que deve divulgar os valores até o início do próximo mês. A Fipe estima que os veículos de passeio desvalorizaram em média 13% nos últimos 12 meses no País. A mesma queda no preço deve ser sentida no IPVA.

 

Tudo o que sabemos sobre:
transportesIPVAdataSP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.